Garçons robôs e carros que mudam de cor são novidades da feira de tecnologia
Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a CES 2022 está sendo realizada em Las Vegas, nos EUA, nesta semana.
A pandemia e os temores sobre a disseminação da variante ômicron do coronavírus fizeram o número de participantes diminuir e algumas das maiores empresas do ramo – incluindo Meta (antigo Facebook), Google e Amazon – ficaram de fora.
Mesmo assim, o evento ainda tem muitas novidades tecnológicas empolgantes, estranhas ou curiosas.
Onde está o controle remoto?
As TVs sempre foram uma grande atração na CES – com ênfase nas grandes, já que a cada ano elas parecem ganhar mais polegadas. Este ano foi um acessório muito menor – o controle remoto da TV – que teve destaque.
Em 2021, a Samsung adicionou um painel solar na parte de trás de seu controle remoto para dispensar o uso de pilhas. Sua nova versão possui também uma pequena antena que pode captar sinais de radiofrequência emitidos por roteadores wi-fi a uma distância de até 40 metros, permitindo que o dispositivo seja carregado mesmo quando não há sol.
A Samsung disse que o dispositivo será incluído em novas TVs e outros eletrodomésticos, embora não tenha dado muitos detalhes sobre as especificações técnicas.
Carro camaleão
Se você já ficou entediado com a cor do seu carro, talvez goste da ideia da BMW – a possibilidade de mudá-la com o toque de um botão.
A empresa exibiu um carro com uma carroceria que, quando carregada com uma pequena corrente elétrica, muda de cor ou cria um padrão.
Sua tecnologia “iX Flow” é semelhante à tecnologia do Kindle e de outros leitores de e-books e cobre o carro com milhões de minúsculas microcápsulas.
O projeto por enquanto está na fase conceitual, mas a ideia não é ser apenas uma questão de aparência, mas também de eficiência.
O carro mudaria para uma cor clara em climas quentes, por exemplo, e para uma cor mais escura quando está frio – reduzindo a quantidade de resfriamento e aquecimento necessários dentro do veículo, diz a empresa.
Críticos apontaram que o sistema parece ser sensível à temperatura e que por enquanto só três cores estão disponíveis: branco, preto e cinza.
Robôs garçons
As edições anteriores da CES costumavam ter dezenas de robôs de aparência humana, variando do fofo ao assustador e bizarro.
Embora alguns deles ainda tenham sido trazidos para a exposição neste ano, parece que 2022 pode inaugurar uma era de robôs mais práticos.
O Servi one, da Bear Robotics, foi um dos destaques. Ele flutuava em um dos stands com hambúrgueres e sushi em bandejas, ocupando o lugar de garçons humanos.
Um robô buscador também foi exibido. A Labrador Systems apresentou o robô Retriever, que foi projetado para ajudar pessoas com mobilidade reduzida, segundo o presidente-executivo da empresa,
Mike Dooley.
O robô com rodas se movimenta usando sensores e os usuários se comunicam com ele por controle de voz ou por um aplicativo. Ele pode carregar até 11 kg e alcançar diferentes alturas. O robô está em fase de testes, com o objetivo de entrar em produção em 2023.
Fonte: NULL