Frutas desidratadas “contêm mais açúcar do que balas”, alerta campanha
RIO – Diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, pacotes de frutas desidratadas contêm mais açúcar do que doces ou balas. É o que afirma o grupo Action on Sugar (ação sobre o açúcar), que observou 94 produtos à venda no Reino Unido, tais como frutas secas revestidas, e concluiu que um terço contém três ou quatro colheres de chá de açúcar num pacote. Segundo a pesquisa, 85% dos produtos analisados eram mais açucarados que os ursinhos gelatinosos da marca Haribo.
Especialistas em saúde da criança disseram que os resultados foram assustadores. A indústria apontou que a maioria dos lanches não tinha adição de açúcares, e aqueles que o fizeram foram claramente identificados. Como forma de contornar o problema, a Action on Sugar sugeriu que os pais dessem aos seus filhos frutas e legumes frescos em vez de snacks de frutas processadas.
Além disso, o grupo exortou os fabricantes de alimentos a interromper a adição desnecessária de açúcares em lanches à base de frutas enquanto os rotula como uma contribuição às campanhas nacionais conhecidas como 5 a day (5 por dia, em tradução livre). Presente em países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha, o esforço é no sentido de encorajar o consumo de pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.
Os pais acham difícil o suficiente saber o que é saudável, sem que os fabricantes de alimentos confundam com alegações enganosas, disse à BBC Katherine Jenner, diretora da campanha. Frutas integrais e não processadas é mais saudável que lanches de frutas processados e sucos de frutas industrializados, uma vez que contém vitaminas, minerais, água e fibras, e não causa a cárie dentária devastadora que vemos em crianças de hoje.
Uma criança teria que comer 240 gramas de morangos para consumir a mesma quantidade de gramas de açúcar que há em alguns pacotes de frutas processadas.
Fonte: O Globo