Mercado de SegurosNotícias

Festas da empresa de fim de ano: saiba como usá-las a seu favor

A chegada do mês de dezembro dá início à temporada de festas de fim de ano. No ambiente das empresas, também é tempo de confraternização: jantares de Natal, amigos-secretos e troca de presentes animam a rotina de quem está acostumado a encontrar os colegas apenas sob a pressão e a seriedade do dia-a-dia do trabalho.
Mas cuidado: a empolgação com o convívio extra-corporativo pode acabar em prejuízo para a carreira profissional. “Essas festas podem se transformar em armadilhas para pessoas que não sabem se comportar”,avisa a consultora Maria Aparecida Araújo, autora do livro “Etiqueta empresarial: ser educado é…”.
Veja casos de quem já testemunhou alguns vexames em festas de fim de ano. http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7269,00.html
O G1 separou algumas dicas da especialista para você se sair bem nas festas e usar os eventos do final de ano como seus aliados, e não inimigos.
Fique sóbrio
Os números comprovam: nove entre dez episódios tristes ocorridos em festas corporativas envolvem uma pessoa que bebeu mais do que devia. Então, a não ser que você seja o mestre do autocontrole, o mais seguro é evitar as bebidas alcoólicas.
“Diga educadamente que não quer beber e fique nas não-alcóolicas. Se a pessoa achar que pode beber um pouco sem que o álcool o afete, assuma o risco: mas eu recomendo que não beba”.
Não resolva problemas do trabalho
As festas são ocasiões em que toda a chefia está presente. Não é, no entanto, um bom momento para pedir promoções, transferências de departamento ou falar de relatórios.
“As conversas nessas ocasiões devem ser mais light, sobre temas que não sinalizem que a pessoa está se valendo daquele momento para conseguir alguma coisa”, diz.
O que vestir
A regra é: o que não serve para ser usado na empresa, não serve para a festa. Então, o melhor é evitar transparências, barriga de fora, saia com fendas, lingerie à mostra e, no caso dos homens, bermudas e regatas.
Caso a confraternização aconteça em lugares com piscina ou praia, opte pela discrição. “Bom mesmo é deixar os biquínis pequenininhos e as sungas em casa”, recomenda.
Barriga na miséria
Ser educado em jantares não significa passar fome a noite toda e ficar constrangido para se servir, sem naturalidade. O ideal é ter bom senso. “Coma o que tiver vontade, mas não se comporte como um glutão”.
Evite cenas de ciúmes
Seu namorado é ciumento, daqueles que não deixam nem os colegas te cumprimentarem direito? Considere a possibilidade de deixar o dito cujo em casa no dia do jantar corporativo.
“Conheci casos de executivas e executivos cujos cônjuges fizeram cenas de ciúmes durante eventos da empresa, com gritos, baixaria e até violência. É muito constrangedor”.
E como explicar isso para o seu par? A consultora recomenda uma mentirinha. “Vale dizer que a festa é apenas para funcionários”.
Arriscado para a vida amorosa, seguro para a profissional. Veja o que se encaixa melhor para o seu caso e – mesmo com tantos detalhes para lembrar – divirta-se.

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?