Fenaseg: conheça a principal representante do setor de seguros e capitalização
Fundada em 1951, mas oficialmente reconhecida apenas em 1953, a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) nasceu com o objetivo de desenvolver o mercado de seguros, previdência complementar aberta e de capitalização do país.
Com cede na cidade do Rio de Janeiro, a instituição se apresenta como uma associação sindical de grau superior que orienta, protege e representa legalmente seus afiliados, que estão presentes nos sindicatos regionais dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As mais de 130 empresas filiadas à instituição respondem por cerca de 99% do volume brasileiro de arrecadação do mercado de seguros, previdência complementar aberta e de capitalização.
Importantes serviços de assessoria
A Fenaseg presta importantes serviços de assessoria jurídica no que diz respeito aos assuntos de interesse tanto de seus associados, como, por exemplo, para uso em ações judiciais, como no âmbito mais amplo do mercado, em projetos de lei ou em campanhas institucionais.
A instituição auxilia na elaboração de propostas relativas ao interesse do mercado, propondo e analisando minutas de normas e regulamentos, avaliando o impacto das regulamentações publicadas e apresentando recomendações e procedimentos, e interagindo com os órgãos reguladores.[1]
A Fenaseg possui ainda uma área que se dedica à questão da prevenção e redução da fraude nos negócios de seguros em geral e, através da sua Diretoria de Saúde, coordena as atividades de interesse comum das seguradoras especializadas em saúde.
Fonte: InfoMoney