Artigos

Felicidade: seria ela o ingrediente-chave para o sucesso das organizações?

Percebo que as pessoas reagem a essa pergunta de maneiras diferentes. Algumas sugerem que há coisas muito mais importantes com que se preocupar; já outras veem a felicidade como algo vital e que todo ser humano busca na vida. Para explorar o tema, que tal iniciarmos esse texto falando mais sobre o significado de felicidade? Vamos lá.

A felicidade está diretamente relacionada a como nos sentimos. Somos seres emocionais e experimentamos uma vasta gama de sentimentos diariamente, alguns negativos, como o medo e a raiva; e outros positivos, como a alegria e a esperança, que nos ajudam na conexão com outras pessoas e desenvolvem nossa capacidade de lidar com acontecimentos que saem do nosso controle.

Felicidade é ser capaz de aproveitar os bons momentos e de lidar de forma eficaz com os inevitáveis momentos ruins. Ou seja, a felicidade não é apenas uma sensação boa. É um modo de enxergar os desafios e oportunidades diárias.

Obviamente, ninguém está feliz o tempo todo. Os níveis de felicidade aumentam e diminuem de acordo com as circunstâncias, desafios e contexto. Além disso, a felicidade está diretamente conectada a ter mais saúde, longevidade e bem-estar. Também está conectada ao nosso desempenho, relacionamentos e muito mais.

Precisa de evidências de como a felicidade é importante para indivíduos, organizações e comunidades?

Há uma ampla variedade de evidências de que a felicidade é indispensável.

Destaco alguns estudos e pesquisas que nos ajudam a entender a importância da felicidade para a saúde física, mental e financeira das empresas e pessoas. Ser feliz não apenas faz com que os indivíduos se sintam bem, mas também os torna mais saudáveis, produtivos e agradáveis.

Um estudo realizado pela University of British Columbia com quase 13 mil pessoas apontou que a satisfação com a vida e a felicidade estão relacionadas a tudo, desde a redução do risco de mortalidade e depressão até a diminuição da dor crônica e das limitações físicas. Além disso, uma maior satisfação com a vida tende a resultar em níveis mais elevados de propósito e positividade.

Outro estudo, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, acompanhou 5 mil pessoas por 40 anos e descobriu que aqueles que eram mais felizes desfrutavam de uma saúde melhor e de uma expectativa de vida mais longa.

Já pesquisadores da Wharton Business School descobriram que empresas com funcionários felizes superam o desempenho do mercado de ações ano após ano; e uma equipe da University College London chegou à conclusão de que pessoas que são felizes quando jovens adultos passam a ganhar mais no futuro profissional.

Há até evidências de que a felicidade é contagiosa, de modo que indivíduos felizes ajudam os outros ao seu redor a se tornarem mais felizes também. Um extenso estudo no British Medical Journal acompanhou pessoas por mais de 20 anos e descobriu que sua felicidade afetava outros indivíduos em suas redes em “três graus de separação”. Em outras palavras, o quão felizes estamos tem um impacto mensurável no humor do amigo do amigo do nosso amigo. Incrível, não é mesmo?

Encontrei muitos estudos e pesquisas com evidências claras e convincentes de que pessoas mais felizes têm uma saúde geral melhor e vivem mais do que pessoas menos felizes. Na área da educação, por exemplo, há estudos de que escolas que se concentram no bem-estar social e emocional das crianças experimentam ganhos significativos no desempenho acadêmico, bem como melhorias no comportamento dos alunos. A felicidade também tem sido associada a uma melhor tomada de decisões e a uma maior criatividade.

É importante lembrar que ser feliz não é a solução milagrosa para a sociedade. Pessoas felizes ainda ficam doentes e perdem entes queridos – e nem todas as que são felizes são também eficientes, criativas ou generosas. Porém, em igualdade de circunstâncias, a felicidade traz vantagens substanciais e traz benefícios reais para a sociedade como um todo.

A busca pela felicidade não pode ser vista como um luxo; trata-se de ajudar as pessoas a terem uma vida melhor e a criarem uma sociedade mais produtiva, saudável e coesa. Como disse Aristóteles: “A felicidade é o significado e o propósito da vida, todo o objetivo e fim da existência humana”.

Muita felicidade a todos! 

Isabel Azevedo

Eu sou Isabel, esposa do José e mãe da Isabela. Sou uma mulher apaixonada pela área de seguros. Atualmente, ocupo o cargo de CHRO - Executiva de Pessoas & Transformação na Fairfax Seguros. Com uma carreira sólida e bem-sucedida de mais de 20 anos, tenho liderado com maestria equipes nas áreas de Aquisição de Talentos, Desenvolvimento de Liderança, Cultura, sustentabilidade e Transformação.

Além de minha atuação profissional, também sou reconhecida como coordenadora e co-autora dos livros "Mulheres no Seguro", "Mentoria Colaborativa e Fala Mulher", onde compartilho minha expertise e experiência no campo. Sou conselheira consultiva e mentora de mulheres, dedicada a iluminar o caminho daquelas que buscam (re)encontrar seu propósito e trilhar trajetórias alternativas de sucesso.

Minha missão é jogar luz na jornada das mulheres, ajudando-as a descobrir suas paixões, planejar e estabelecer metas com constância, para que possam realizar transições significativas e transformar seus sonhos em realidade. Se você está em busca de orientação e apoio para trilhar seu próprio caminho de sucesso, estou aqui para ser sua parceira nessa jornada inspiradora.

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?