Evento da ENS discutiu perspectivas da regulação
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu uma live no YouTube para discutir a regulação de seguros, saúde suplementar e finanças diante do novo governo e suas perspectivas. Com mediação de Maria Helena Monteiro, o bate-papo contou com a participação da advogada e professora da ENS, Angelica Carlini.
A especialista destacou que a regulação não trata-se de um assunto restrito a advogados e juristas, mas sim de todos os que trabalham em setores regulados, como seguro privado, saúde suplementar e finanças, que precisam ter conhecimento do que são as bases regulatórias. Seguro é uma questão importante para todas as camadas da população, principalmente para as camadas de baixa renda. Tudo indica que o novo governo, dentro das novas perspectivas econômicas e políticas que ele adota, tenha interesse no desenvolvimento de produtos de seguros que atendam essas novas camadas, disse.
Angelica ressaltou que os mecanismos oriundos da inovação geram uma inteligência artificial confiável para ser usada em vários setores econômicos, inclusive no de seguros. A tecnologia viabiliza uma grande quantidade de novos produtos, de novas coberturas de seguros, de novas formas de distribuição. Daqui alguns anos irá viabilizar uma atividade de seguro que seja muito mais uma prestação de serviço de gerenciamento de risco do que propriamente uma oferta de coberturas. Para tudo isso nós precisamos de regulação, pontuou.
Questionada sobre o que a regulação na saúde suplementar precisa aprimorar para melhor gerir a complexidade desse setor que é tão importante para a sociedade brasileira, Angélica afirmou que o setor de seguros de saúde suplementar como um todo vive um momento bastante delicado para a sua sustentabilidade. A ENS registra que existem muitas operadoras de saúde suplementar, algumas de grande porte, mas outras não. Nós precisamos que os profissionais do setor de saúde suplementar estejam preparados para dialogar com a agenda regulatória e principalmente para provocar o debate com boas ideias e apresentar soluções. Existe um espaço garantido por lei e nós precisamos de argumentos para fazer esse diálogo com muita técnica e argumentos fundamentados, afirmou.
Angelica citou ainda o curso de regulação que irá ministrar: a Pós-graduação em Regulação de Seguros, Saúde Suplementar e Fianças.
Com data de início marcada para o dia 23/03, curso possui vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site.
Fonte: NULL
