EUA sobem com resultado da Amex
Os principais índices do mercado acionário dos Estados Unidos encerraram em alta ontem, depois que a American Express divulgou notícias animadoras para um cenário de instabilidade dos lucros corporativos. Os números contrabalançaram preocupações geradas pela queda da confiança do consumidor americano.
O índice Dow Jones subiu 0,72%, para 8.174 pontos. O Standard & Poors 500 fechou em alta de 1,09%, a 845 pontos. O termômetro tecnológico Nasdaq avançou 1,04%, a 1.504 pontos.
As ações da American Express subiram 10% e foram a principal contribuição para o Dow Jones, após a divulgação de lucro trimestral superior ao previsto por analistas. A fabricante de chips Texas Instruments, em alta de 3,7%, deu alívio ao setor de tecnologia ao anunciar queda do lucro menor que a temida.
Analistas disseram que os investidores começam a olhar além do noticiário sombrio, com esperança nos esforços para estabilizar a economia.
Já as bolsas européias anularam os ganhos do começo do dia, motivados por comentários da Siemens e da Royal KPN após baixa no lucro trimestral, e fecharam em baixa, puxadas pelas perdas do setor de seguros.
O FTSE-100, em Londres, fechou com baixa de 0,35%, 4.194 pontos. Em Frankfurt, o DAX fechou com baixa mais modesta, de 0,08%, para 4.323 pontos. O CAC 40, de Paris, encerrou com 2.954 pontos, em desvalorização de 0,03%.
Entre os destaques positivos, a Siemens fez comentários para acalmar os investidores preocupados com as perspectivas da empresa. A companhia reportou queda de 81% no lucro do último trimestre fiscal, mas os papéis subiram 3,91% em Frankfurt, após a companhia manter suas previsões de ganho para o ano.
Na mesma linha, as ações da Royal KPN subiram 4,51%, após a empresa apresentar prejuízo em 2008 mas sem alterar as previsões para este ano.
Fonte: Valor