Estudo sobre a Mulher no Mercado de Seguros: últimos dias para participar
Termina besta quarta-feira (dia 30 de abril) o prazo para participação no 5º Estudo sobre a Mulher no Mercado de Seguros, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) em parceria com a Sou Segura.
Para acessar o questionário, acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/sou_segura
O objetivo do estudo é mapear a presença da mulher no mercado de seguros, analisando o cenário atual, os avanços conquistados e os pontos que ainda demandam políticas mais efetivas de inclusão e equidade de gênero.
De acordo com a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, as mulheres ainda enfrentam vários desafios para alcançar posições de liderança no mercado de seguros. “Podemos citar entre eles a desigualdade salarial, sub-representação em cargos de liderança e a efetiva transformação em realidade das de políticas de inclusão, quando existentes”, aponta.
A pesquisa tem um papel fundamental na construção de estratégias que promovam maior equidade de gênero, incentivando a presença feminina em posições de liderança. Com base em dados concretos e na experiência das profissionais do mercado, o estudo pretende impulsionar mudanças e fortalecer um setor mais diverso, inovador e inclusivo.
“Este estudo, desde a sua criação, há mais de dez anos, fornece dados sobre a representatividade das mulheres em nosso setor de uma forma confiável e muito detalhada”, explica Liliana.
“Além disso, o estudo serve como uma ferramenta para que possamos analisar onde estamos, o quanto avançamos e onde precisamos atuar mais fortemente com políticas de inclusão e equidade de gênero”, acrescenta.
As empresas com maior representatividade feminina tendem a ser mais inovadoras, resilientes e lucrativas, aponta a executiva. Estudos, inclusive, comprovam que a diversidade de perspectivas contribui para uma melhor compreensão das necessidades dos clientes, assim como do desenvolvimento de produtos mais adequados e estratégias de marketing mais eficazes.
De acordo com Liliana, iniciativas como mentoria e desenvolvimento de liderança ajudam a acelerar a equidade de gênero no setor de seguros. Ela menciona o programa da Sou Segura, amplamente reconhecido, além de políticas de recrutamento inclusivas e igualdade salarial, e reforça a importância de comitês de diversidade que contemplem outros grupos sub-representados.
A expectativa é que a participação feminina no setor continue a crescer, tanto em números quanto em posições de liderança, e que, com políticas mais equitativas e maior conscientização, a desigualdade salarial diminua gradualmente.
“A Sou Segura segue sua missão de buscar ser uma facilitadora e uma catalizadora de boas práticas de equidade de gênero em nosso mercado, para que este gap salarial e de participação feminina em cargos de liderança seja diminuído de maneira mais rápida e eficiente”, diz Liliana.
Fonte: Sou Segura