Mercado de SegurosNotícias

Estudo: funcionário brasileiro é o mais leal do mundo

Os funcionários brasileiros são os mais leais de todo o mundo de acordo com estudo da consultoria global de gestão de negócios Hay Group divulgado na quarta-feira. Segundo a pesquisa, o brasileiro tem 69% de engajamento enquanto a média mundial é de 66%. Ele também é o que tem a maior intenção de permanecer no emprego. Enquanto na média dos 46 países pesquisados 40% dos funcionários querem deixar a empresa em até três anos, no Brasil esse percentual é de 18%.
Segundo Elton Moraes, consultor do Hay Group, o trabalhador brasileiro nutre um maior vínculo afetivo com o ambiente de trabalho. No País, os índices de frustrados nas empresas são de apenas 14%.
Segundo a pesquisa, cerca de 33% dos funcionários mundiais não estão engajados e relataram que são incapazes de otimizar seu desempenho por causa das barreiras impostas pelas empresas. O estudo foi realizado de 2008 a 2012 com cerca de 5 milhões de funcionários em 1.610 organizações, de 46 países. No Brasil, foram 619 mil participantes de 135 empresas.
Conforme Moraes, desde 2007 o nível de engajamento dos profissionais de todo o mundo vem caindo consistentemente e atingiu 65% no ano passado. O engajamento tem declinado justamente em um momento em que as organizações precisam aumentar seus desempenhos, completa o consultor.
Na Europa e na Oceania os níveis de engajamento caíram 63% nos últimos cinco anos, mesmo nível que o da Ásia. No Oriente Médio o engajamento estagnou em 64%, sem alteração desde 2008, diz o estudo. Na América do Norte o engajamento caiu três pontos percentuais desde 2009, mas ainda continua a frente das médias globais com 69% enquanto na América do Sul chega a 74%.

Fonte: Terra

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?