Estudo busca contribuir para a redução das mortes no trânsito
A Fundação Mapfre publicou o estudo Sistemas Seguros e Visão Zero no Brasil, em parceria com o Instituto Cordial, avaliando os resultados da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (DAST), programa instituído pela ONU, entre 2011 e 2020, com objetivo de reduzir os índices de mortes e lesões no trânsito em nível global.
O estudo da Mapfre e do Instituto Cordial buscou entender como a agenda da ONU foi incorporada à política nacional de trânsito no Brasil e, principalmente, qual foi a sua influência na redução do número de óbitos viários ao longo dessa década.
A expectativa é que as informações apresentadas no estudo possam contribuir para uma análise mais profunda das políticas de segurança viária desenvolvidas nas cidades brasileiras de médio e grande portes, favorecendo a redução dos incidentes de trânsito e suas consequências.
Os sinistros de trânsito são uma das principais causas de morte em todo o mundo, tirando a vida de 1,3 milhão de pessoas anualmente, em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, em 2020, o número de óbitos no trânsito apresentou uma queda de 34%, em relação a 2010, ainda que não tenha alcançado a meta de 50% proposta pelo DAST.
Fonte: NULL