Mercado de SegurosNotícias

Estabilidade econômica faz seguro de pessoas crescer mais de três vezes

O segmento de pessoas é destaque no mercado de seguros, uma vez que registrou crescimento de mais de três vezes no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Fenaprevi (Federação Nacional da Previdência Privada e Vida), a arrecadação da modalidade teve um avanço de 222,2% entre janeiro e junho deste ano, na comparação com 2007, chegando a um montante de R$ 20,7 bilhões no primeiro semestre de 2008.
O mercado segurador como um todo faturou, no mesmo período, um total de R$ 46,9 bilhões, com um crescimento de 140,3% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o acumulado dos meses de janeiro a junho do ano passado.
Conforme explicou a Fenaprevi, o bom desempenho do segmento de pessoas é motivado pela estabilidade econômica e pelas regras tributárias, fomentadoras da poupança de caráter previdenciário.
O mercado de seguros, por sua vez, evolui impulsionado pelos índices inflacionários estabilizados e pelo crescimento da renda e sua melhor distribuição, que permitiram uma melhora no orçamento do brasileiro.
Os fatores citados acima, junto com a maior oferta e a demanda por crédito e o conseqüente aumento do consumo, influenciaram positivamente os setores econômicos, inclusive o de seguros.
No primeiro semestre deste ano, estima-se que 89% da arrecadação em coberturas de risco se refiram ao segmento de seguros de pessoas, fato explicado pela maior variedade de produtos que podem ser ofertados nesta modalidade (prestamista, acidentes pessoas, vida individual e em grupo).
Já na previdência complementar aberta, que inclui os produtos como pensões e pecúlios, há pouca divulgação dos produtos, o que faz que sua comercialização seja mais tímida e o segmento atinja apenas 11% nas coberturas de risco.

Fonte: Revista Seguro Total

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?