Entrevista realizada com Isabel Azevedo
AMMS – Quais habilidades desenvolvidas durante a sua trajetória?
Comunicação e Inteligência Emocional. Eu busco incansavelmente melhorar a capacidade de me comunicar efetivamente, e isso significa aprimorar não só a comunicação verbal, mas inclui ouvir, escrever bem, ser capaz de ler e usar linguagem não verbal. Essa habilidade ajuda-me a construir relacionamentos e influência, pois cabe a nós, líderes, garantir que nossa equipe entenda claramente nossa visão e objetivos. E busco continuamente um equilíbrio entre a minha carreira e vida pessoal, é bastante desafiador ter um bom desempenho no trabalho e, em casa, especialmente quando todo mundo quer um pedaço de você! Invista na autoconsciência, na prática, na compaixão e empatia.
AMMS – O que faz para se posicionar em condições de igualdade com os homens neste mercado?
Com facilidade, os líderes homens, lidam com questões difíceis, geralmente têm poucos dados, são influenciados por forças de mercado e outras organizações externas, pensando neste cenário, eu invisto no aprimoramento de visão estratégica, pensamento crítico, resolução de problemas e incentivo esse tipo de pensamento dentro da organização, este movimento avoca a igualdade. As líderes mulheres, bem-sucedidas são capazes de influenciar outros líderes, provocando mudanças organizacionais.
AMMS – Alguma dica para outras que pensem em seguir carreira no setor?
Há mulheres de sucesso em todos os setores e cresce o número no nosso setor também. Todas têm habilidades de liderança, em comum que as destacam, aqui estão três habilidades de liderança, que podemos desenvolver para nos tornar bem-sucedidas: “As mulheres bem-sucedidas são confiáveis, trazem criatividade e inovação aos desafios, trazem diversidade e diferentes pontos de vista. Elas desenvolveram, com propriedade, a Inteligência emocional, que é: a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções.”
AMMS – Em tempos de isolamento social, qual a importância papel da mulher no contexto familiar?
Em minha opinião, o papel mais importante é estimular a cooperação, compaixão e novos hábitos para administrar a ansiedade, presentes neste momento, mitigar também, os possíveis conflitos familiares por meio de sua inteligência emocional e perspicácia, pois, conseguimos enxergar os problemas de diversos ângulos.