Entrevista realizada com Cleide Rosa Ferraz Leão
AMMS – Pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional. Quais habilidades foram desenvolvidas? Que preconceitos enfrentou?
Iniciei no ramo de seguros como funcionária de uma corretora, atendendo em uma importante revendedora de automóveis do Recife/PE. Em 1987 fiz o curso para corretor pleno através do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste – SINDSEGNNE, seguindo carreira como autônoma, ao mesmo tempo em que cursava Direito na Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Aprovada pela OAB-PE, passei a atuar nas duas profissões.
Em 2012 fui contratada como a primeira advogada na Associação da Escola Técnica Federal de Pernambuco – Assefetepe, onde permaneci por dois anos, enfrentando e superando muitos preconceitos entre o corpo diretivo e funcionários da referida instituição, acostumados à atuação masculina no cargo. Não diferente, como corretora pessoa física muitas vezes fui atendida por dirigentes de seguradoras e seus gerentes com descaso, quando não, nem era atendida. Isso mudou quando passei a ser empresária, sócia diretora da C.Ferraz & Fonseca.
Como advogada bem como corretora, aprendi a ouvir, analisar e identificar as necessidades de meus clientes de maneira a oferecer proteção a suas famílias, seus bens e suas empresas, com plena certeza de estar fazendo o melhor para eles.
AMMS – O que faz para se posicionar em condições de equidade (mesmos direitos, deveres e privilégios) com os homens no mercado de seguros no nordeste?
Procuro manter atividades de aperfeiçoamento profissional dentro do mercado, participando de eventos como simpósios, palestras, congressos, treinamentos, cursos e outros. Não é tarefa fácil para as mulheres fazerem-se respeitar neste mercado em um ambiente tradicionalmente masculino e em constante transformação.Manter um excelente nível de conhecimento profissional e tecnológico, exercitar a liderança, empreender e inovar é necessário para a obter isonomia, assim como dominar a tecnologia e os mecanismos digitais tão presentes nos dias de hoje. As relações interartificiais são tendências de um futuro que temos, desde já, que nos adaptar.
AMMS – Você é fundadora do Clube de Executivas de Seguros de Pernambuco. Como tudo começou? Porque fundar um clube voltado para as mulheres? Qual a contribuição do clube para o mercado de seguros de PE?
Durante anos observei uma tímida participação das mulheres no nosso mercado, onde a maioria exercia um papel secundário na representação de suas corretoras e seguradoras. Surgiu daí a ideia de mudar esse cenário e trazer para frente do palco aquelas que ficavam por trás das cortinas. Não foi fácil criar um clube onde o preconceito inicial veio das próprias mulheres, que não acreditavam no sucesso da proposta. Sair do ostracismo não é fácil, principalmente em uma cultura como a nossa. Seis mulheres corajosas compraram a ideia e fundamos o clube cuja filosofia baseia-se na sororidade e na busca da excelência profissional, com a finalidade de obter satisfação e sucesso na vida de suas associadas, como um todo. O Clube conta hoje com trinta e nove participantes e é reconhecido pela sua contribuição e incentivo na luta dessas mulheres que buscam o reconhecimento de seus direitos,colocando-se no mercado como melhores e mais qualificadas profissionais,o que só beneficia o mercado como um todo. Também contribuímos com a sociedade civil, elaborando e se engajando em campanhas de bem estar e saúde das pessoas e proteção de animais.
AMMS – Alguma dica para outras que pensem em seguir carreira no setor?
Toda profissão para ser bem desempenhada, exige que a pessoa tenha prazer no que faz e muita dedicação. Na nossa, acho imprescindível o respeito e a honestidade com o cliente, como premissa. Ser paciente, determinado e exercer a empatia para com os mesmos.
Outra questão importante, como já frisei antes, é estar sempre atualizada com todas as novidades, mudanças e legislações pertinentes, pois tudo isso acontece muito rapidamente. E, finalizando, acredite sempre na sua capacidade e no seu potencial. Você é poderosa!