Empresa avalia marcos regulatórios para adequar suas soluções
Grupo de estudo multidisciplinar criado pela Delphos avalia novos marcos regulatórios do mercado de seguros – incluindo a Lei Complementar 213/25 e a Lei 15.040/24 – com o intuito de adequar suas soluções às transformações ocorridas e identificar e atuar nas oportunidades que surgirem.
O novo diretor Jurídico da empresa, Leonardo Bagno, explica que o resultado inicial desse estudo já possibilitou traçar algumas estratégias de atuação que trarão frutos para a Delphos muito em breve. “Tanto o Marco Legal dos Seguros (Lei 15.040) quanto a Lei Complementar 213/25 (que dispõe sobre as operações de proteção patrimonial mutualista) trouxeram mudanças significativas para o mercado segurador e, por conseguinte, novas oportunidades de negócios”, frisa Bagno.
Ele acrescenta que esse estudo será contínuo, uma vez que algumas reformas ainda necessitam de regulamentação pela Susep e o CNSP, o que deve ocorrer ao longo deste ano.
Nesse contexto, o principal desafio da diretoria Jurídica é conciliar uma visão de negócios, auxiliando as demais áreas da Delphos no desenvolvimento de novas soluções e na adequação das existentes em razão das transformações legais pelas quais o mercado segurador está atravessando. Além disso, é preciso manter a Delphos em conformidade com a legislação, trazendo segurança para todos os colaboradores, clientes, investidores e demais partes relacionadas.
Ele pontua ainda que, da mesma forma que as normas regulatórias específicas do setor são fundamentais, o mesmo se aplica às questões trabalhistas, tributárias e de governança, especialmente quando se lida, por exemplo, com a proteção de dados pessoais. “O profissional precisa estar continuamente atualizado e conectado com todas essas áreas que, em última análise, fazem parte do regramento que se impõe à rotina operacional da Delphos e suas partes relacionadas”, ressalta.
Leonardo Bagno enfatiza ainda que a Delphos atua num mercado de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e, justamente por isso, altamente regulado. “Nossa principal preocupação é tornar mais felizes todos que se relacionam conosco. Logo, não temos como apresentar soluções para o mercado segurador que não estejam em conformidade com a legislação aplicável”, sublinha.
Ainda assim, os clientes não estão livres de experimentarem dissabores envolvendo os órgãos regulatórios e até o Poder Judiciário. Quando isso ocorre, a Delphos está preparada para subsidiá-los de imediato, seja disponibilizando documentos cruciais para afastar o risco de multa administrativa ou de eventual condenação judicial, seja levantando informações pertinentes para subsidiar a defesa a ser apresentada, seja analisando o caso para auxiliar tecnicamente na linha que será adotada na condução dele.
É preciso também oferecer ferramentas como o “BPO de Processos Judiciais”, que apoia os clientes e oferece todo o suporte na gestão administrativa de ações judiciais para seguradoras, inclusive no acompanhamento dos processos e apoio aos escritórios técnicos dos clientes.
Ele cita a experiência na gestão de processos judiciais de um cliente, que perdurou mais de uma década e cuja carteira era robusta, contendo mais de 30 mil ações judiciais tramitando pelo Brasil inteiro, num universo de mais de 250 mil autores demandando contra a seguradora. “Esse quadro permitiu-nos desenvolver não só um sistema de gestão de ações judiciais – o SAJDelphos – como também a expertise em conduzir uma equipe treinada para auxiliar os escritórios de advocacia na gestão de documentos, contagem de prazos processuais, realização de pagamentos para fornecedores e para cumprimento de liminares, recuperação de créditos e acompanhamento dos processos judiciais. Caso algum cliente nosso necessite dessa gestão, estamos prontos para auxiliá-lo”, assegura Bagno.
Ele admite que novos produtos ou serviços nessa mesma linha poderão ser desenvolvidos, trazendo soluções em processos e tecnologia que oferecem o melhor resultado possível na gestão de seguros. “Estamos sempre observando a sinergia que porventura exista entre as áreas comerciais da Delphos. Não há dúvidas de que inúmeras questões jurídicas estão intrinsicamente ligadas às operações de nossos clientes. Dessa maneira, ao planejarmos nossos produtos, verificando que há a possibilidade de auxiliar administrativamente os clientes contra suas dores jurídicas, a Delphos desenvolverá remédios que sejam agregados ao que já ofertamos ao mercado, potencializando nossas soluções e tornando, consequentemente, o cliente mais feliz com nossos serviços por contar com uma jornada mais segura, integrada e eficiente, em que tecnologia e conhecimento caminham juntos para antecipar riscos, simplificar processos e entregar valor real ao negócio”, explica.
Por fim, ele destaca que a Delphos está pronta para aumentar sua equipe no exato momento que se fizer necessário o investimento, dependendo sempre das oportunidades que o mercado nos proporcionar.
No momento, existe a possibilidade de ampliar a atuação dessa equipe para gerir imóveis administrativamente, auxiliando clientes que possuam carteira imobiliária distribuída pelo país. Para isso, uma rede de profissionais está sendo montada que auxiliará os clientes no desembaraço desses imóveis, quando for o caso, bem como realizará todas as tarefas inerentes à gestão de imóveis, como pagamentos de tributos e cota condominial, emissão de certidões para venda, contratação e acompanhamento de obra para proteção estrutural do patrimônio e de vigilância para manutenção da posse do bem.
Fonte: VTN Comunicação