Emprego: 94% dos candidatos querem transparência nas seleções
Levantamento feito pela consultoria de RH Luandre mostra que 94% dos entrevistados consideram importante saber com antecedência a quantidade de etapas na seleção. A pesquisa ainda aponta que 59% dos entrevistados dizem se sentir pressionados quando a seleção tem mais etapas e 66% acreditam que isso as torna mais injustas.
Mesmo assim, mais de 70% dos entrevistados afirmam que não desistiriam de um processo seletivo mais extenso. Fica claro que prezam pela transparência no início do processo seletivo, inclusive para conseguir avaliar e entender sua complexidade e poder programar seu dia a dia de acordo com as diversas fases, afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.
A consultoria de RH Luandre fez a pesquisa com o total de mil candidatos no período de 8 a 16 de setembro.
Em contrapartida, mesmo que 76% dos candidatos consultados avaliem que até três etapas seja o ideal para um processo seletivo, 42% deles consideram que essa objetividade depende da vaga em questão. Os dados demonstram que a palavra-chave é equilíbrio. Por um lado, a maioria afirma que o ideal é ter menos etapas, mas boa parte dos candidatos não vê como problema o processo ser mais extenso, contanto que haja justificativa, seja pela complexidade da vaga ou pelo tipo de perfil do profissional desejado, explica Gabriela.
A diretora de RH da Luandre opina que essas percepções contribuem para que as empresas definam processos seletivos cada vez mais ágeis e assertivos para contar com o maior número possível de talentos, inclusive em períodos de grande volume de contratações, como Black Friday e Natal, em que processos otimizados são essenciais para conseguir atender a demanda.
Fonte: NULL