EconomiaNotícias

Economia brasileira deve crescer pouco em 2023

A economia brasileira deve ter um crescimento tímido no ano que vem. Segundo o último relatório “Focus”, divulgado pelo Banco Central do Brasil em 5 de dezembro, a estimativa é que o PIB cresça apenas 0,75% em 2023.

A desaceleração já começou a dar sinais no terceiro trimestre deste ano, quando o PIB cresceu apenas 0,4% depois de 12 meses com fortes altas. 

Segundo os economistas ouvidos pelo g1, o que nos espera é uma junção de menor oferta de empregos, consumo das famílias enfraquecido e fuga de investimentos. “A economia cresce, mas cresce num ritmo menor. Isso afeta, por exemplo, o ritmo de geração de empregos. A gente está enfrentando ainda um cenário de inflação elevada. O Banco Central tem subido juros para conseguir trazer essa inflação para patamares mais baixos”, explica Alessandra Ribeiro, economista da Tendências Consultoria.

“Isso significa um esfriamento da economia porque, ao subir juros, o crédito fica mais caro, as pessoas consomem menos, isso acaba afetando a produção de eletrodomésticos, a contratação de trabalhadores, então a gente tem todo esse ciclo que se desenvolve”, completa a economista.

Além da diminuição da geração de empregos, os salários também sobem menos em termos reais, analisa Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos. “A gente pode ter um cenário em que o emprego avança de uma forma mais moderada, consequentemente o salário sobe menos e o serviço da dívida fica maior por causa dos juros. Então seria um balanço mais complexo para muitas famílias brasileiras”, explica.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?