eBook gratuito traz tendências para o ano e sugestões de investimentos
Em um ano em que as eleições devem influenciar os rumos da economia, qual caminho seguir em relação aos investimentos, diante das incertezas? Para ajudá-lo a decidir onde colocar seu dinheiro, a Órama lançou um eBook que apresenta cenários, projeções e análises. O documento, já disponível para download gratuito, mostra sugestões de como distribuir suas aplicações entre renda fixa e variável, além de dar dicas de carteiras de investimentos para diferentes perfis.
Cenários
Ao longo de 27 páginas, especialistas da Órama fazem uma avaliação do difícil ano de 2017 e projetam possíveis movimentos para os próximos meses. Na macroeconomia, o cenário mais provável, com 60% de probabilidade, projeta que a campanha eleitoral chegará ao segundo turno com um dos candidatos considerados radicais no páreo, mas o vitorioso seria um reformista. Nesse contexto, pode haver impactos no câmbio, alguma elevação da taxa Selic, mas, em resumo, a trajetória seria positiva.
Independentemente de quem vencer a eleição presidencial em 2018, uma coisa é certa: os candidatos terão de debater temas fundamentais para a economia brasileira. Entre os assuntos, de acordo com Alexandre Espirito Santo, economista da Órama, estão as reformas Previdenciária e Tributária, essenciais para uma recuperação sustentável. Sem as duas, o quadro fiscal pode se deteriorar, dizem os especialistas.
O vencedor terá de ajustar o lado fiscal do país. Para voltar a crescer 3% ao ano, o Brasil vai precisar de investimentos dos empresários, pois o crescimento não se dará somente pelo consumo das famílias, afirma Alexandre.
Como é possível que o período seja de volatilidade nos mercados, é recomendada cautela nas aplicações. Os investimentos devem ser feitos com prudência e a orientação de especialistas.
Fique atento ao grau de risco que estiver prevalecendo, aconselhe-se com especialistas e aloque seus investimentos em fundos e produtos condizentes com seu perfil de investidor, diz Alexandre.
Além da política local, um fator externo que deve ser monitorado em 2018 é a mudança de comando no Fed (o banco central americano), a partir de fevereiro.
Quanto ao ano que se encerra, apesar das dificuldades, o economista da Órama ressalta que deve ser visto também por um viés positivo. Afinal, 2017 marca o fim de uma das piores recessões do país. E, ao olhar para trás, não faltam sinais encorajadores de recuperação em vários setores da economia. A inflação está novamente dentro da meta. A taxa Selic começou o ano em 13,75% e agora está no inédito patamar de 7% ao ano. E os mercados financeiros têm apresentado desempenhos favoráveis.
Carteiras recomendadas
No eBook, a consultora de investimentos da Órama, Sandra Blanco, fala sobre os movimentos dos principais ativos durante 2017 e mostra caminhos para 2018. Ela também destaca que, embora o ano tenha sido um dos períodos mais conturbados da história econômica e política do país, foi bom para as aplicações financeiras. O investidor que fez a lição de casa e diversificou conseguiu retornos acima de 10% no ano, ou seja, acima do CDI.
E para 2018, como distribuir os investimentos? A sugestão de Sandra é uma carteira-base com percentual em renda fixa entre 30% e 60%, alocação em renda variável entre 10% e 40%, e o restante diversificado em fundos de estratégias diferenciadas. Para mais detalhes, basta conferir o eBook.
Pensando na comodidade e nos diferentes perfis de investidores, do conservador ao arrojado, Sandra selecionou quatro carteiras de investimento, sugeridas e detalhadas no eBook. Quer saber quais ativos fazem parte de cada carteira? Entra lá no site da Órama e faça o download. É gratuito: https://www.orama.com.br/#/ebook-cenarios-investimentos-2018
Fonte: O Globo