Mercado de SegurosNotícias

É hora de cumprir as promessas feitas no ano-novo

São Paulo, 2 de Março de 2006 – Dieta equilibrada e exercícios físicos fazem bem não só à saúde, mas também à produtividade. Agora que o Carnaval passou chegou a hora de colocar definitivamente em prática aquele plano de perder aqueles quilinhos extras e começar a ginástica na segunda-feira. É isso mesmo. Estamos falando daquela promessa feita na virada do ano. A mesma dos anos anteriores. Pode parecer complicado conciliar uma dieta equilibrada e exercícios físicos na agenda lotada de reuniões e viagens. Isso sem contar com a lista de tarefas que consome horas e horas além do expediente. Mas é preciso esclarecer que o que está em jogo não é apenas a saúde, mas também a produtividade.
“Falta-nos lembrar que a energia, mais do que o tempo, é a nossa principal moeda para a máxima performance”, afirma Alberto Ogata, médico e presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV-Nacional). “Se não estivermos saudáveis, com a máxima energia, não conseguiremos ter sucesso”, conclui.
Acordar mais cedo para caminhar ou para ir à academia pode parecer desgastante, mas, na verdade, oferece mais disposição para o trabalho. “Quando você sai de casa às seis da manhã para correr, chega ao trabalho às oito e meia num pique diferente. A concentração também aumenta. Você acaba ficando mais relaxado fisicamente”, diz um alto executivo paulistano, que começou a correr há um ano.
Segundo ele, aprender a administrar o tempo e adaptar o treino à agenda e vice-versa é muito importante. “Você precisa treinar muito para conseguir correr uma maratona num tempo razoável”, comenta. “Treino em horários completamente anormais, pode ser às cinco da manhã ou às onze da noite. Mas consigo conciliar minha vida profissional, familiar e esportiva. Isso porque você também acaba ficando menos tempo em casa.”
Além de disciplina e determinação, o segredo de seu sucesso é o preparador físico Mário Mello, da assessoria esportiva Mário’s Team. “Eu mando minha agenda de viagens para o Mário e ele adapta o meu treino”, diz. “Agora estou treinando para a meia maratona da Corpore em São Paulo e no final do ano pretendo correr na de Chicago ou na de Nova York.”
Segundo Mello, nem todo mundo gosta de corrida e caminhada. Mas essas são atividades fáceis de realizar porque podem ser feitas em qualquer lugar, mesmo durante uma viagem de negócios. “Se o sujeito joga tênis, por exemplo, fica mais difícil dar continuidade ao programa se não houver uma quadra no hotel em que estiver hospedado.”
Segundo Mello, o desafio de cumprir maratonas internacionais tem atraído muitos executivos. “Esses profissionais são ambiciosos. Mesmo que nunca tenham se dedicado à uma atividade física, se impõem, logo de cara, metas difíceis”, comenta. “Mas eles são disciplinados, determinados e conseguem o que querem.” Mello também presta serviços para empresas como Bayer, Roche, Sanofi Aventis, Votorantim, Semp Toshiba e Brasveding, que possuem programas que incentivam os funcionários a adquirem hábitos de vida mais saudáveis. Pessoas como Ângela Romanini, analista de laboratório da Bayer, que mudou sua rotina com o apoio da companhia em que trabalha. “Descobri que estava com o nível de colesterol alto e comecei a caminhar orientada pelo professor do Clube Bayer. Nunca achei que eu fosse correr na minha vida!”, conta. “Em pouco tempo estava me sentindo mais disposta.”
Hoje Angela já planeja encarar uma competição. “Como tem corrida o ano inteiro, as pessoas vão se colocando metas. Isso é muito motivante”, comenta Mello. “É mais estimulante treinar pensando em atingir um tempo e conquistar uma determinada posição em uma prova do que simplesmente fazer o exercício por que é preciso para se manter saudável”, explica
Nos programas das empresas o estímulo também vem da companhia de pessoas com o mesmo objetivo. “A gente se diverte nos treinos”, afirma Sérgio Valente, presidente da DM9DDB. Ele mesmo se comprometeu a perder nove quilos no “Pegando Pesado”, que começou no início deste ano e reúne vinte pessoas da empresa no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, toda terça e quinta pela manhã.
“Depois do personal training, vem o personal corporate training”, brinca Valente, que está animado com a iniciativa tomada em parceria com a Cia Athletica . A agência criou até uma premiação para os três participantes que tiverem melhor desempenho para atingir as metas estabelecidas na avaliação física. E o executivo garante que, nos dias da semana em que não há treino no parque, os profissionais vão para a filial da academia mais próxima para complementar o treino.

Fonte: Gazeta Mercantil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?