Diretor do grupo Cesce é reeleito na presidência da Icisa
Diretor geral do grupo Cesce, Joaquín de La Herrán foi eleito para o segundo mandato na presidência da Associação Internacional de Seguro de Crédito e de Caução (Icisa), entidade cujos associados controlam mais de 95% do negócio de seguro de crédito no mundo- a entidade reúne 47 das principais companhias líderes de seguro de crédito e/ou garantia do mundo. A reeleição do executivo foi muito comemorada, pois o segundo mandato se trata de um fato raro na organização.
Em sua nova gestão, o executivo concentrará esforços para impulsionar a penetração da indústria de seguros na Ásia e na América Latina. A previsão geral do mercado é positiva graças à recuperação de nossa indústria, que ocorreu de forma mais rápida que o esperado, lembrou ele. Apesar de as taxas de insolvência terem continuado relativamente altas em 2010, os membros da Icisa refletiram um dos melhores resultados em seus riscos de subscrição. A recuperação do seguro de crédito caminha bem, de acordo com o último informativo divulgado pela associação. Os membros destacam a melhora dos resultados do negócio e a tendência positiva devido ao aumento de transações comerciais. Os dados revelam ainda que, em 2010, a sinistralidade diminuiu mais de 55% em relação a 2009. O índice de sinistralidade passou de 87% (2009) para 36% (2010) e estima-se manter o mesmo nível em 2011.
Por sua vez, os prêmios de seguro garantia aumentaram 10% e reduziram a sinistralidade em quase 70%, comparado a 2009, mantendo o dobro de 2007. Entretanto, o índice de sinistralidade ficou em 23%, valor significativamente mais baixo que o de 2009 (77%) e próximo ao nível anterior à pré-crise de 2007. A previsão de negócio para 2011 é positiva, mas sujeita ao vaivém econômico, segundo a Icisa. Esta tendência poderia ser influenciada negativamente por fatores externos, mas, em geral, nossos membros esperam consolidar os resultados positivos do ano passado, acrescentou De la Herrán.
Fonte: Viver Seguro