Diário de carreira: Com o crescimento da economia, Brasil será um celeiro de oportunidad
Com os eventos da Copa do Mundo e as Olimpíadas, as oportunidades no mercado de trabalho vão crescer em quase todos os segmentos. Se pensarmos como se fosse uma grande teia, e traçarmos caminhos, todos vertem para a contratação de seguros. No setor de turismo, por exemplo, o translado de pessoas vai exigir das empresas que atuam neste setor o seguro viagem. No transporte de passageiros e grupos de turistas serão necessários seguros específicos, com coberturas adicionais, não só para o veículos, como para os usuários. Além disso, será importante garantir a reposição do automóvel, caso seja necessário.
As obras de infraestrutura, com a construção de estádios, hotéis, imóveis, metrôs e plataformas, também vão contribuir para o crescimento das contratações de seguros. Entre as modalidades que serão demandadas estão os seguros contra acidentes pessoais, riscos de engenharia, de responsabilidade civil e residencial. Considerando que outras áreas também vão estar aquecidas nos próximos anos, como a gastronômica, de marketing, de transportes e de locação de equipamentos eletrônicos, posso afirmar que o segmento de seguros é e será farto de oportunidades e muito rentável.
Mas, não podemos pensar apenas nos eventos mundiais. O Brasil deve crescer nos próximos quinze anos, sendo verdadeiramente um “celeiro” de oportunidades. As empresas vão montar suas sedes no país, as nossas exportações do agronegócio alcançaram recorde nos últimos 12 meses, ao registrar a cifra de US$ 90,3 bilhões, contra US$ 72,3 bilhões no mesmo período do ano anterior. Além disso, não podemos deixar de citar o setor de petróleo e gás, que também está em franca expansão após a descoberta do pré-sal, e será mais uma excelente opção para os consultores de seguros.
A união dessas novas empresas com as já existentes no país, bem como o crescimento das classes C e D, são fatores fundamentais que vão alavancar ainda mais as contratações de seguros. Com isso, reforço mais uma vez, que a qualificação e a ética nessa profissão serão essenciais para o profissional se destacar no mercado de trabalho. A Life Insurance preocupa-se em traçar o perfil dessas empresas e identificar o melhor seguro para a prevenção de riscos.
*Luciana Santana é diretora da Life Insurance, empresa de consultoria e assessoria em seguros
20 de outubro: Conhecer bem o mercado de seguros e zelar pelo atendimento são essenciais para expandir e ganhar credibilidade
Fonte: Extra Online