Dez bancos concentram 85% do crédito no Brasil
A expansão do crédito ocorrida nos últimos anos intensificou o movimento de concentração do setor bancário brasileiro. De cada R$ 100 em empréstimos concedidos, R$ 84,79 estão nas mãos dos dez maiores bancos do país, segundo informações levantadas pelo Banco Central a partir de balanços do primeiro semestre.
O grau de concentração desse mercado tem subido constantemente de 2002 para cá. Há quatro anos, os dez maiores bancos do país possuíam 73,89% do total de empréstimos concedidos. Nesse período, o volume de crédito oferecido pelos bancos -exceto bancos de desenvolvimento, como o BNDES, e financeiras- cresceu 76,8%.
Os números revelados pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que, com o passar dos anos, tem sido cada vez menor a quantidade de opções para quem precisa de financiamento. Não há consenso, porém, sobre o impacto que essa concentração tem sobre a concorrência entre os bancos.
Em junho de 2002, as operações de crédito efetuadas pelo sistema financeiro equivaliam a 27,1% do PIB. Em junho deste ano, essa proporção chegou a 32,5%, sendo que em outros países emergentes esse número pode chegar a 70%.
Apesar da expansão do volume de crédito, o chamado “spread” bancário ficou praticamente inalterado nesse período. “Spread” é a diferença entre os juros pagos pelos bancos para captar dinheiro no mercado e as taxas cobradas nos empréstimos a clientes. Segundo o BC, esse “spread” era de 26,9 pontos percentuais em junho de 2002 e estava em 28,0 pontos em junho passado.
Fonte: Espaço Vital
