Deputadas e ONU Mulheres unidas na luta pela igualdade de direitos
A bancada feminina da Câmara dos Deputados recebeu a representante do escritório no Brasil da ONU Mulheres, Nadine Gasman, para debater compromissos internacionais assumidos pelo País na defesa dos direitos das mulheres.
A organização apresentou às deputadas os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que precisam ser atingidos pelos países-membros, como o Brasil, até 2030.
Entre essas metas está a garantia de plena igualdade de direitos, independentemente de gênero.
Criar oportunidades iguais para homens e mulheres é fundamental para termos prosperidade, paz e estabilidade, disse Nadine.
Ela destacou ainda a importância de haver um diálogo entre o Congresso brasileiro e o organismo internacional como forma de atingir a chamada meta 50/50, ou seja, a equidade nas relações e nos direitos. A gente tem de trabalhar em conjunto. Essa agenda de desenvolvimento sustentável precisa da concorrência de todas as forças da sociedade.
Parceria
A 1ª secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PR-RJ), também salientou a importância da parceria da ONU com as parlamentares.
São metas de paridade que a gente quer que o Brasil atinja, seja nos cargos de comando nas diferentes áreas, seja no aumento de mulheres na política, afirmou. A ONU nos oferece um leque de ações que podem ser levadas para estados e municípios.
Fonte: agência Câmara