Demanda acima da média nacional
O mercado de seguros acompanha o crescimento do Nordeste, acima da média nacional. No ano passado, o incremento na região, que detém cerca de 14% da receita nacional de seguros, foi de 20%, contra 13% do Brasil. A média foi mantida também neste primeiro semestre. Múcio Novaes, presidente da Excelsior Seguro e também presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste, diz que Bahia e Pernambuco são os Estados mais fortes.
Para Novaes, o bom momento da economia nordestina é refletido antecipadamente porque, à medida que novos projetos são implementados, como acontece no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco, já é iniciada a contratação de seguros para os trabalhadores, as máquinas, as obras, tudo antes dos empreendimentos entrarem em operação.
O aumento da renda, segundo ele, também ajuda na performance de estados como Alagoas onde o mercado cresceu 24%. “Há uma percepção clara que as pessoas de menor poder aquisitivo estão adquirindo mais seguros porque a consciência do risco aumenta quando adquirem novos bens, como um carro ou uma casa”, explica, lembrando que essa tendência de alta foi iniciada desde 1994, com estabilização da economia. “Na época, o seguro representava 1% do PIB do Brasil e hoje já está em 3%. Mas temos muito a crescer ainda”. No Chile, a participação é de 8% e no Japão, 12%.
Fonte: Gazeta Mercantil