Debate aborda leis sobre reconstrução de mama
A comissão especial criada para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil, em conjunto com as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Seguridade Social e Família e com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promoveram debate nesta quinta-feira (28) sobre a aplicabilidade das leis que garantem reconstrução mamária em casos de câncer.
Atualmente, três leis garantem a reconstrução mamária para mulheres que perderam os seios em razão do câncer: a Lei 10.223/2001, que trata da obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora por planos e seguros privados de assistência à saúde; a Lei 12.802/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS); e a Lei 13.770/2018, que alterou as leis 9.656/1998 e 9.797/1999.
O evento integra a programação do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O debate foi proposto pelas deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL) , Carmen Zanotto (Cidadania-SC) , Dra. Soraya Manato (PSL-ES) , Silvia Cristina (PDT-RO) e Elcione Barbalho (MDB-PA) e pelo deputado Dr. Frederico (Patriota-MG).
Foram convidados: – a tecnologista da Coordenação-Geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Aline Leal Gonçalves Creder Lopes; – o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Conceição (RS), José Pedrini; – a representante do Instituto Recomeçar, Joana Jeker; – a paciente oncológica Maria Fernanda; e – a mastologista e coordenadora do Programa Ame-se da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Francisca Beltrão da Matta.
Fonte: NULL