De olho no contrato
O contrato de um seguro é feito por meio da apólice, documento que deve conter todas as informações relevantes do serviço oferecido pela seguradora. Além da apólice, é importante que o cliente tenha acesso às condições gerais do serviço, que podem ser solicitadas ao corretor, pois elas trazem informações como glossário das principais definições, período de carência, riscos excluídos, critério de atualização de valores e documentos necessários para receber a indenização.
– As cláusulas utilizadas pelo mercado são normatizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) e passam por avaliações jurídicas. Entendemos que não há abusos nas condições gerais atualmente utilizadas – diz Jorge Martinez Caminha, membro da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg).
Veja ao lado alguns detalhes a serem observados antes de assinar o contrato e, em caso de dúvida na interpretação, consulte o corretor, que também poderá obter esclarecimentos com a seguradora.
Entenda a apólice
Preste atenção a esses dados do contrato:
Tipo de seguro: é a modalidade de seguro contratada
Número do processo junto à Susep: é uma prova de que o contrato tem validade legal.
Prazo de vigência: deve especificar a data de início e de fim do serviço.
Capital social e patrimônio: informações da seguradora, atualizadas a cada balanço. Não influenciam a apólice, e sua publicação é relacionada a exigências legais.
Detalhes do item segurado: no caso do seguro automotivo, por exemplo, devem ser relacionadas características como marca, ano, modelo, placa, tipo de combustível, finalidade, possíveis dispositivos de segurança, possíveis bônus e informações sobre vistorias.
Dados do seguro: deve especificar o tipo de cobertura contratada (incluindo opcionais, quando contratados), franquia e valores de cada prêmio. Para não levar sustos em caso de necessidade, convém prestar atenção redobrada aos riscos excluídos.
Forma de pagamento: deve estar clara, incluindo a quantidade de parcelas, os juros e o valor total.
Letras em negrito: têm informações relevantes, como multas, obrigações ou penalidades ao segurado.
Dados do corretor: são importantes em caso de problemas ou contatos posteriores.
Fonte: Susep e Fenaseg
zerohora.com
Veja o modelo de uma apólice de seguro para carro
Você quer contratar um seguro e tem dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar o serviço? Mande suas perguntas. As selecionadas serão respondidas pelo presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do RS, Celso Marini.
Veja simulações de seguro de vida, empresarial e residencial
Fonte: Zero Hora