Cursos visam qualificar profissionais brasileiros em resseguro
Com a previsão da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de que até o final do ano cerca de 60 novas empresas estarão no Brasil para operar no resseguro, gerando aproximadamente 1.200 empregos diretos, a qualificação profissional é ainda mais necessária. Por esse motivo, a Escola Nacional de Seguros (Funenseg) abriu inscrições para diversos cursos, que abordam o tema em níveis diferentes, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Na capital paulista, será realizado pela segunda vez o Curso de Resseguro Avançado, coordenado pelo diretor técnico e jurídico da Münchener do Brasil Resseguradora, Walter Polido, e com início no próximo dia 30. Ele é destinado a quem já possui experiência de atuação no mercado fechado e busca conhecer as práticas adotadas em ambientes de livre concorrência. O conteúdo inclui aulas de contratos, precificação, direito, mercado internacional e rating.
Já no Rio de Janeiro, haverá o Curso Princípios Básicos de Resseguro, sob coordenação do gerente de Subscrição da Bradesco Auto/ RE, Sergio Narciso Teixeira, no qual serão ensinados os fundamentos e as características gerais dos contratos. As aulas são destinadas àqueles que não têm conhecimento prévio do assunto e os interessados têm até 5 de agosto para efetuar matrícula.
Também será ministrado no Rio, o Curso Práticas de Resseguro, coordenado pelo economista e consultor Pedro Arthur SantAnna, que aprofundará mais o tema, sendo necessário ao participante ter experiência no mercado. A idéia é abordar noções de resseguro proporcional e não-proporcional, legislação, contratos, reservas, aspectos contábeis e financeiros, tendências e análise de riscos. As inscrições vão até 4 de agosto. Informações completas estão disponíveis no www.funenseg.org.br.
Fonte: Revista Apólice