Mercado de SegurosNotícias

Crise não impedirá a expansão do mercado

O presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), João Elisio Ferraz de Campos, afirmou ontem que o mercado segurador continuará sua trajetória de crescimento, apesar dos efeitos da crise financeira internacional.
Para ele, além da perspectiva de a economia brasileira permanecer no terreno positivo, o fato de o mercado consolidado de seguros, previdência e capitalização ser regulamentado pelo governo impede que haja problemas equivalentes aos apresentados por companhias americanas e européias.
Na visão dele, os mecanismos de proteção estabelecidos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), tais como formação de reservas, aplicação de ativos vinculados a reservas, fiscalização, controle e transparência, por meio de auditorias, e controles internos, asseguram a solidez do setor. Independentemente disso, todos têm de acompanhar com atenção redobrada os acontecimentos, uma vez que a crise financeira internacional atinge a toda a sociedade, acentuou João Elisio.
Ele revelou que a CNSeg criou, na semana passada, um fórum de debates para acompanhar o desdobramento da crise financeira internacional. Esse fórum conta com a participação de presidentes e diretores de vários grupos de seguros, previdência e capitalização. A perspectiva é de que o número de adesões ao fórum de debates da CNSeg aumente bastante nos próximos dias, tendo em vista a complexidade da crise financeira internacional.
João Elisio observou que será fundamental a participação de todo o mercado no fórum, para o alcance dos objetivos propostos na iniciativa. A idéia é que os participantes do fórum sejam pessoas indicadas pelos presidentes das seguradoras. O cadastramento desses representantes será feito por intermédio de endereço eletrônico criado para atender ao fórum, revelou João Elisio.
Ele assinalou ainda que o fórum tem caráter provisório, propositivo, consultivo e mobilizador. Outra finalidade do fórum será promover a integração das empresas que compõem o sistema de representação institucional formado pela CNSeg e pelas federações em relação à crise financeira internacional.
Ainda de acordo com o presidente da CNSeg, os integrantes do fórum poderão se reunir formalmente, de forma ordinária ou extraordinária, na freqüência que seus membros julgarem aconselhável, podendo ser utilizado o recurso da videoconferência. A pauta das reuniões será previamente acordada entre os seus membros.
O fórum terá um Comitê Gestor, sob a coordenação do consultor técnico Ismar Tôrres, composto por representantes da confederação e das federações.

Fonte: Jornal do Commercio

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?