Copom se reúne nesta 4ª feira e mercado prevê 10ª alta seguida da Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (4) para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. A expectativa dos analistas do mercado financeiro é que a Selic seja elevada em um ponto percentual, passando dos atuais 11,75% para 12,75% ao ano.
Se confirmado, este será o décimo aumento seguido da Selic, o que levará a taxa ao maior patamar desde janeiro de 2017, quando estava em 13% ao ano.
A decisão será anunciada após as 18h.
O novo aumento no juro básico da economia é esperado pelo mercado financeiro com base em indicações do próprio Banco Central.
No encontro anterior do Copom, em março, o BC informou que promoveria nova alta de um ponto percentual. O objetivo da alta no juro é tentar conter a escalada da inflação.
Pressionado principalmente pelo aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis, o IPCA-15 considerado u prévia da inflação oficial do país ficou em 1,73% em abril. Em 12 meses, atingiu a marca dos 12%.
O mercado financeiro também está de olho nas sinalizações sobre a taxa Selic para os próximos meses. No fim de março, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, chegou a indicar que o aumento previsto para o mês de maio, para 12,75% ao ano, seria o último do atual ciclo de alta dos juros. Ou seja, sem novas elevações nos meses subsequentes.
Entretanto, em abril, o presidente do BC admitiu que a inflação havia surpreendido e que, por isso, a instituição iria analisar mais profundamente os últimos índices de inflação. Deste modo, deu a entender que novos aumentos são possíveis.
Fonte: NULL