Copom dá “último recado” do ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou hoje cedo a ata da reunião da semana passada que definiu mais um corte dos juros básicos – agora em 4,5% (veja aqui a série histórica completa da Selic).
O comunicado é o último de 2019 e, em linhas gerais, reafirma as posições do colegiado no que se refere ao presente e ao futuro de curto prazo da economia brasileira.
Como já fez em outros momentos, o Copom reforça que a atividade “ganhou tração” e que a retomada seguirá em “ritmo gradual”.
O texto indica ainda que os trimestres seguintes tendem a apresentar “alguma aceleração, que deve ser reforçada pelos estímulos decorrentes da liberação de recursos do FGTS e PIS-PASEP – com impacto mais concentrado no último trimestre de 2019”.
Apesar disso, a ata adverte – como já fez em outros tempos – que a economia experimenta um “alto nível de ociosidade”. Essa realidade, completa o Copom, está “refletida nos baixos índices das medidas tradicionais de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego”.
Fonte: NULL