Controles Internos foi tema de seminário
A Susep está em fase final de elaboração da nova regulamentação de capital adicional para cobertura de riscos operacionais. Segundo dados da autarquia, eles causam, anualmente, perdas de R$ 560 milhões às seguradoras brasileiras. A expectativa é que a regra seja aprovada até o fim deste ano e entre em vigor em janeiro de 2013.
Para debater o assunto com os profissionais do mercado segurador que se dedicam às funções que integram o conceito de Controles Internos, a CNseg, em parceria com a Escola Nacional de Seguros, promoveu, no dia 8 de agosto, a sexta edição do seminário Controles Internos & Compliance, Auditoria e Gestão de Riscos, em São Paulo.
Durante a abertura do evento, Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino Técnico da Escola, explicou que para uma empresa desenvolver atividades de Controles Internos bem-sucedidas, é preciso, entre outros fatores, do investimento na qualificação e atualização de seus profissionais.
Solange Beatriz, diretora executiva da Confederação, sustentou que a regulamentação para a implantação de sistema de controles internos nas seguradoras, sociedades de capitalização e de previdência complementar, mostrou um amadurecimento do setor. Ela também destacou que se trata de uma prática alinhada com os princípios sustentáveis defendidos pelo mercado.
Também participaram da mesa de abertura Helena Mulim Venceslau, diretora de Administração da Susep, representando o superintendente Luciano Portal Santanna, e Leandro Fonseca, diretor-adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras, representando o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin.
O seminário contou com cerca de 200 pessoas, que assistiram debates sobre a visão dos reguladores sobre os riscos operacionais, a gestão de risco como mitigadora da necessidade de capital, segurança da informação, plano de continuidade e plano de contingência, prevenção à fraude, auditoria contínua e sustentabilidade em seguros.
Fonte: Escola Nacional de Seguros