EconomiaNotícias

Confiança do consumidor sobe, após 2 meses de queda

A confiança do consumidor paulistano voltou a subir em outubro, depois de dois meses seguidos de queda. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre setembro e outubro, o ICC teve alta de 3,2%, subindo de 99,7 pontos para 102,8 pontos. A escala do indicador vai de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). A FecomercioSP, entretanto, faz uma ressalva em relação ao resultado positivo de outubro. “Desde o início da crise política, em meados de maio, o indicador vem oscilando em torno dos 100 a 105 pontos sem estabelecer uma trajetória definida”, diz a entidade.

Os dois componentes que formam o ICC tiveram alta no mês passado. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 4,1%, passando de 70,1 pontos para 73 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) teve alta de 2,8% (de 119,4 pontos para 122,7 pontos).

Em relação a outubro do ano passado, o ICEA subiu 23,5%, enquanto o IEC seguiu tendência oposta e caiu 10,6%. “O cenário de inflação e Juros em queda, indícios de recuperação do mercado de trabalho e outros fatores foram os principais responsáveis pela recuperação “, diz a FecomercioSP.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?