EconomiaNotícias

Confiança do consumidor cresce em março

O Índice de Confiança do Consumidor subiu pela primeira vez no ano em março, mas o indicador ainda se encontra num patamar definido como de pessimismo.

O ICC avançou 1,6 ponto no mês, para 91,3 pontos, após duas quedas consecutivas, informou nesta sexta-feira (22) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em médias móveis trimestrais, o índice continuou recuando, agora pelo sexto mês seguido, em 0,6 ponto, para 90,6 pontos.

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, comentou em nota que a alta em março foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis, que recuou fortemente no mês. “Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos. Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, afirmou.

Em março, a alta da confiança ocorreu tanto nas expectativas em relação aos próximos meses quanto nas avaliações sobre o momento atual.

O Índice de Expectativas (IE) avançou em 1,2 ponto, para 99,1 pontos, após acumular queda de 4,6 pontos nos dois últimos meses. No mesmo sentido, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva do índice após iniciar o ano variando negativamente.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?