Confiança da indústria cai pelo 4º mês seguido e é a menor desde agosto
A confiança da indústria recuou pelo quarto mês seguido em abril, para 103,5 pontos – o menor patamar desde agosto de 2020, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O recuo foi puxado pela piora na percepção sobre a situação atual, que também registrou sua quarta queda consecutiva, para 110 pontos, ante 111,4 no mês anterior. Já o indicador de expectativas teve recuo menor, de 0,2 ponto, para 96,9.
“O ritmo lento do processo de vacinação, a desvalorização do real e a escassez de insumos enfrentada por alguns setores criam um ambiente de incerteza que favorece a piora da situação corrente e a manutenção de expectativas cautelosas, em níveis inferiores a normalidade, ou seja, abaixo de 100”, aponta em nota Claudia Perdigão, economista do FGV/Ibre.
Dos indicadores que compõem o indicador de expectativas, o emprego previsto para os próximos três meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança em abril ao cair 1,3 ponto para 101,4 pontos, menor patamar desde julho de 2020 (93,0).
Fonte: NULL