Competitividade no Seguro Auto é intensificada pelo desconhecimento dos clientes
O Seguro Auto é um dos principais segmentos do Mercado atualmente. A grande demanda e oferta deste nicho faz com que a competitividade seja ainda mais acirrada. Para Carlos Valle, Corretor de Seguros e proprietário da Valle Corretora de Seguros, essa competição por preço se deve ao desconhecimento do consumidor.
Acredito que o consumidor de Seguros em geral está mal preparado e conhece muito pouco sobre o assunto, o que o faz pensar que não existe diferença entre coberturas e garantias, e que as diferenças só existem em preços, criando uma visão distorcida de que o melhor preço é o menor preço, quando são coisas totalmente distintas.
Diante desta realidade, Valle lista alguns pontos importantes para conquistar e fidelizar os clientes. O bom relacionamento é apenas uma parte desta conquista, pois se não houver conhecimento do Corretor sobre coberturas, valores e sobre a real situação e necessidade do cliente, nenhuma conquista poderá ser realizada, fazendo com que o próprio consumidor tenha insegurança em relação as informações e preços que está recebendo.
Para amenizar esta competição, Valle acredita que o conhecimento de produtos, de composição de preços e legislação para se aplicar boas práticas de abordagem, sejam as melhores alternativas.
A maioria dos nossos clientes hoje aceitam a contratação de RC com valores superiores a 100.000,00 e em alguns casos até 500.000,00 para danos corporais após terem ciência que o custo é baixíssimo para esta elevação de valores e a garantia é ampliada em muitas vezes. A alternativa de adotar níveis de comissão máxima e mínima só serve para impedir que profissionais que só vendem preços tirem a oportunidade dos bons profissionais que vendem qualidade e lidam com clientes que ainda não tem esta percepção, finaliza Valle
Fonte: CQCS