Mercado de SegurosNotícias

Comer uma maçã por dia pode evitar 8,5 mil infartos no Reino Unido

Uma pesquisa da Univerisdade de Oxford concluiu que pessoas saudáveis a partir de 50 anos podem prevenir ter um ataque do coração comendo uma maçã por dia. O levantamento mostra que fruta pode ainda ser mais eficaz do que tomar estatina, medicamento usado para controlar o colesterol alto em pacientes que sofreram infarto e derrame. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
Os especialistas calculam que receitar uma maçã por dia para as pessoas acima de 50 anos poderia prevenir ou atrasar cerca de 8,5 mil ataques de coração e derrames por ano no Reino Unido. O efeito da fruta no organismo é similar ao das estatinas ou outras drogas que controlam as taxas de colesterol.
Saiba Mais
Cegueira de César de Amor à Vida pode acontecer na realidade; entenda
Cientistas australianos relacionam perda de memória à ingestão de “junk food”
SUS oferecerá teste rápido para diagnosticar HIV com saliva
“Claro que os pacientes que já consomem estatinas não devem parar e substituí-la por maçã, mas a pesquisa mostra que as pessoas saudáveis devem comer mais frutas”, afirmou o médico responsável pelo estudo, Dr. Adam Briggs.
Segundo o estudo, estima-se que 5,2 milhões de pessoas no Reino Unido consomem estatina e, se for aprovado pelas autoridades que todos com mais de 50 anos devam ingerir diariamente o medicamento, este número subiria para 17,6 milhões de pessoas. E, com este aumento, cresceria também o número de efeitos colaterais, como mil casos extras de problemas musculares e mais de 10.000 diagnósticos extras de diabetes. 
O remédio provavelmente evitaria 9,4 mil mortes anuais por AVC, mas comer uma maçã por dia evitaria também 8,5 mil casos de doenças vasculares, e de uma maneira mais saudável e simples, de acordo com os especialistas. Além disso, quanto mais porções de frutas e verduras forem consumidas, maiores as chances de evitar estas doenças.

Fonte: Terra

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?