Começa nova fase do governo de Jair Bolsonaro
A aprovação da reforma da Previdência ainda será concluída na Câmara no começo de agosto, mas até lá terá início uma nova fase do governo de Jair Bolsonaro.
Agora, a equipe e econômica e o presidente terão que indicar qual o caminho e em que velocidade se dará a retomada do crescimento, apresentando uma estratégia clara para a queda do desemprego.
O biombo da reforma, que servia para que o Executivo planejasse as próximas medidas com menos pressão social, será desarmado e os olhos se voltam para os planos do governo.
O quadro social (com desemprego acima dos 12%) e econômico (com um novo período recessivo à espreita) exige uma resposta complexa da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Por mais que o governo tenha um viés reformista, apostar em mudanças de grande porte não trará respostas para esses obstáculos imediatos.
Antes da aprovação da reforma em primeiro turno na Câmara, a equipe econômica cogitou, por exemplo, a liberação de recursos do PIS/Pasep e do FGTS para incentivar o consumo.
Apontou também para uma aceleração dos projetos de privatização e em outras pequenas reformas microeconômicas.
Nas próximas semanas, o governo entra nessa segunda fase e terá que mostrar suas cartas, depois de meses debatendo o melhor modelo a ser aplicado.
Essas novas medidas vão determinar, em parte, o humor dos políticos na volta do recesso em agosto.
Fonte: NULL