Com queda nas vendas, setor de seguros de carros deve desacelerar
O setor de seguros de automóveis deve crescer menos este ano no Brasil, segundo relatório divulgado pela Moodys. A desaceleração é resultado na queda das vendas de veículos dados divulgados também nesta quinta pela Anfavea mostram queda, no ano, de 25,8%.
De acordo com a Moodys, o setor automotivo é o maior ramo de seguros gerais do Brasil, com prêmio bruto de R$ 33 bilhões em dezembro de 2015 pouco mais da metada de toda a indústria de seguros gerais no país.
No entanto, a penetração do ramo continua baixa com apenas 25% da frota do país carros novos em sua maioria coberta atualmente, diz o relatório.
Em 2015, as seguradoras de automóveis cresceram 3% em termos nominais, apesar da recessão econômica. Mas, à medida em que a situação econômica piore, a expectativa dos analistas é de desaceleração do setor.
Os prêmios de seguros de automóveis, que são sensíveis às vendas de novos veículos, enfrentarão maior pressão, afirmou o vice-presidente da Moody´s Diego Kashiwakura. O ambiente macroeconômico provavelmente levará a uma deterioração continuada do mercado de trabalho e forçará o governo a fazer ajustes fiscais adicionais, os quais limitarão as oportunidades de crescimento para as seguradoras.
Fonte: G1