Coberturas complexas podem ser aliadas do corretor
O que vemos, a exemplo do mercado de seguros do Estados Unidos, é que as vendas tem se iniciado na maioria dos casos pelo canal online, mas no momento do fechamento o consumidor deseja falar com um consultor. A declaração é do professor da Escola Nacional de Curitiba, Valdemiro Cequinel Belli.
Corre-se o risco dos portais de seguros de venda online nacional terem que dar um passo atrás e constituírem estruturas cada vez mais parecidas com uma corretora tradicional de seguros, buscando características de venda relacional, prossegue Belli.
Ele lembra que é preciso ficar atento aos riscos assumidos pelo consumidor, pois há uma série de produtos cada vez mais complexos e diferentes. Seja nos seguros residenciais e empresariais multirriscos, onde em processo iniciado com a revogação da Tarifa de Seguro de Incêncio e culminando com o fim do monopólio do IRB, além da entrada de diversas resseguradoras no mercado, passamos a ter uma infinidade de clausulados, acrescenta.
O especialista reforça que, nesse contexto, a cobertura de incêndio ou de danos elétricos da seguradora A pode ser bem distinta da seguradora B. Isso exige a presença de um consultor especializado para identificar e explicar essas diferenças, conclui.
Fonte: CQCS