CNC projeta R$ 2,49 bilhões em vendas para o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados deve ajudar o varejo a aliviar as perdas econômicas sentidas no ano, ainda que com uma arrecadação mais tímida do que em 2021.
De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio brasileiro voltado à sexta data comemorativa mais importante do setor deverá totalizar R$ 2,49 bilhões.
Confirmada essa expectativa, que já desconta a inflação, o resultado das vendas registrará um recuo de 2,6% em relação à mesma data no ano passado.
O cenário de fragilidade de consumo foi responsável por essa perspectiva de ganhos mais reduzidos que reflete fatores como inflação, juros mais elevados e queda do rendimento médio real do trabalho.
Segundo a CNC, havia uma possibilidade de que a oferta de recursos extraordinários à população ao longo deste ano ajudasse a impulsionar o consumo, mas as perdas econômicas sobressaíram. A situação é especialmente desfavorável para o público mais jovem, cuja taxa de desocupação se situa acima da média. Todos esses fatores acabaram influindo nas estimativas de vendas para a data. Mas precisamos ter confiança nos resultados dos esforços que as autoridades econômicas estão fazendo, principalmente, em relação ao controle da inflação, que desestabiliza a economia e prejudica empresários e consumidores, afirma o presidente da Confederação, José Roberto Tadros.
Fonte: NULL