CNC: expectativas apontam para a melhoria do nível do PIB
O Correio Braziliense publicou no sábado artigo do presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, intitulado Em busca do PIB perdido.
O texto destaca na abertura que o ano de 2018 inicia-se com a formação de expectativas que apontam para a melhoria do nível do PIB construído pela capacidade de produção do País.
Oliveira Santos observa que as atuais expectativas fundamentam-se num quadro favorável da economia internacional, dotado de ampla liquidez, num aumento do nível de confiança do empresariado (94,9), valor não alcançado desde abril de 2014, e nas projeções de crescimento do PIB que confluem para a taxa de 3% no decurso deste ano.
A taxa prevista tem como ponto de partida a severa recessão que ainda assombra o País, com seus doze milhões de desempregados. Se a força de trabalho existente está em grande parte ociosa, naturalmente máquinas e instalações de todo tipo também estão, em consequência, subutilizadas, argumenta.
Ele destaca ainda que, como a aferição do progresso econômico de uma nação está refletida no PIB per capita, isto é, dividido seu total pelo número de habitantes, segue-se que a recuperação agora prevista representa, em verdade, a volta a um nível do PIB, em volume de bens e serviços, que já havia sido alcançado no passado. O texto conclui que a recuperação econômica em processo parte de uma situação de regresso. Trata-se, antes de tudo, de recuperar um nível de atividade econômica preexistente.
Fonte: CNC