DiversosNotícias

Clientes poderão abrir e fechar conta corrente pela internet, estabelece CMN

As pessoas poderão abrir e fechar contas correntes por meio da internet, sem a necessidade de, em algum momento, necessariamente passarem pelos bancos, como era solicitado antes, autorizou o Conselho Monetário Nacional. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (25).

Segundo Silvia Marques, chefe do Departamento de Normas do BC, os bancos terão de estabelecer, porém, mecanismos de controle para verificar identidade das pessoas.

De acordo com ela, isso poderá ser feito, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem, de voz, ou podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, podem exigir o uso do certificado digital. “Tem mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial”, explicou ela.

Silvia Marques, do Banco Central, disse que esses mecanismos poderão, inclusive, dificultar a ocorrência de fraudes. “Hoje, tem um cliente indo a uma agência levando um documento, que pode ser falso. Pode ter um único contato trazendo fragilidade [ao cadastro]. o que se permite [com a nova regra] é que você vai ter não só um ponto de controle, mas vários”, disse.

A nova norma representa mais uma iniciativa dentro do programa Otimiza BC, que permite a ampliação, “com segurança e eficiência”, da oferta de produtos e serviços financeiros à população.

O BC esclareceu que se aplicam a estas contas todas as regras normais, ou seja, além da veracidade da situação cadastral, também valem as normas sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, e prevenção de lavagem de dinheiro e ao terrorismo.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?