Mercado de SegurosNotícias

Cientista fica sabendo que ganhou Nobel por companhia aérea

O norueguês Edvard I. Moser foi surpreendido nesta segunda-feira com a notícia de que era um dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina no Aeroporto de Munique, depois que a companhia aérea Lufthansa lhe entregou um buquê de flores.
A Lufthansa o recebeu com flores e ele me perguntou: “Tobias, o que é isso? Não estou entendo”, explicou em entrevista à agência “dpa” o neurobiólogo Tobias Bonhoeffer, colega de Moser.
Em seguida, ele olhou para seu telefone celular e viu que tinha recebido uma chamada do presidente do comitê do Nobel, acrescentou.
“Então imaginou. Mas certamente ainda não estava seguro”, explicou.
Bonhoeffer é diretor do departamento de sinapsis, circuitos e plasticidade do Instituto Max Planck para Neurobiologia de Martinsried, perto de Munique, onde Moser fará uma pesquisa durante as próximas três semanas.
Moser foi premiado hoje junto com sua mulher, May-Britt Moser, e o americano John OKeefe com o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta “das células que constituem o sistema de posicionamento do cérebro”, conforme anunciou o Instituto Karolinska de Estocolmo.
Segundo informou o comitê ao anunciar o nome dos agraciados, os premiados descobriram o “GPS interno” do cérebro que possibilita a orientação no espaço.
Edvard Moser, nascido em 1962 em Aalesund, Noruega, e doutor em Neurofisiologia pela Universidade de Oslo, é atualmente diretor do Instituto Kavli de Sistemas de Neurociência de Trondheim.

Fonte: Exame

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?