Mercado de SegurosNotícias

Chubb Seguros lança novo produto para Seguro de Transportes

Após uma pesquisa de mercado, com corretores especializados e entidades da classe transportadora, a seguradora desenvolveu o RCTRC Simplificado Chubb para atender às atuais necessidades do mercado.
Após um trabalho de seis meses, envolvendo pesquisas com entidades da classe transportadora, como o Sindicato dos Transportadores, corretores segmentados e outras fontes ligadas ao setor de Transportes e Logística, e após as resoluções 123 e 134 do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP – o primeiro que dispõe, sobre o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário Carga (RTCR-C) e o 134 que altera o dispositivo para voltar a facultar a estipulação de apólice de RTCR-C por terceiros, antes vedada pela CNSP 123/05, a Chubb Seguros lança o RCTR -C Simplificado Chubb um novo seguro que deverá atender às atuais necessidades do mercado.
De acordo com Paulo Robson Alves, gerente da carteira de transportes da seguradora, o produto utilizado até então pelas seguradoras e corretoras era o mesmo de cerca de vinte anos atrás, cujo principal enfoque era limitar o risco do roubo da carga. Porém, por meio das pesquisas, a Chubb identificou que um dos riscos mais recorrentes para os transportadores é o acidente e não o roubo. `A proporção de acidentes para roubos é de 8 para 1`, avalia Alves.
Segundo o gerente, é feito um amplo mapeamento dos riscos aos quais a carga será submetida antes de se fechar o valor da taxa. São levados em conta diversos itens, como: tamanho e idade da frota, logística, se o motorista tem vínculo empregatício com a empresa, a sinistralidade, a cultura de gerenciamento de risco, se as viagens são entre regiões, como é feita a seleção dos motoristas, entre outros.
`Caso o veículo trafegue por regiões cujas rodovias estejam bem conservadas, podemos oferecer uma taxa mais justa, adequada ao percurso`, explica Alves.
O executivo da Chubb explica ainda que é importante ter acesso a todas as informações que permitam avaliar o risco, para que sejam oferecidas taxas mais agressivas, isto é, menores. `O RCTR -C é um produto taylor made. As taxas e condições podem ser sempre adaptadas às necessidades do Segurado e principalmente as informações que nos fornecerem para o diagnóstico do risco`, afirma.
A elaboração do diagnóstico de risco é feita pela equipe de subscritores treinados. Caso seja necessário, os subscritores discutem o risco com a equipe de Gerenciamento de Risco da Chubb, em parceria com o Segurado. São identificados pontos que a empresa pode melhorar e sugeridas algumas recomendações para melhorar a exposição do riscos, como melhores formas de acondicionamento e armazenamento da carga, cuidados para escolher e treinar os profissionais que lidam com o produto e até desenvolvimento de embalagens especiais, entre outras.
A Chubb já contabiliza 100 apólices do produto, mesmo sem divulgação da novidade.`Isso apenas confirma que o mercado estava carente de um produto como este. Tivemos retorno imediato`, avalia.
Transporte Internacional
Segundo Paulo Alves, o Gerenciamento de Risco também se estende à carteira internacional da seguradora. `Temos um índice de aprovação de pagamento de sinistros alto porque sabemos discutir e avaliar o risco antes de fechar uma apólice`, destaca.
Cuidados para melhorar os processos de estufagem de carga dentro de contêineres, desenvolvimento de embalagens especiais, treinamento de despachantes aduaneiros que receberão as cargas nos portos e aeroportos, são alguns dos diferenciais que a Chubb oferece aos seus associados, na avaliação do executivo.[1]
`O Produto para seguros de Transporte Internacional Chubb é extremamente competitivo e possui coberturas e simplicidades operacionais visando reduzir os trabalhos burocráticos característicos da carteira, e ainda proporcionar maior segurança à carga transportada`, afirma Alves.

Fonte: E-CARGA

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?