Mercado de SegurosNotícias

Chega de Fiu Fiu: site colaborativo relata assédios sexuais

Um site colaborativo tenta mapear locais onde são registradas ocorrências de assédio sexual em várias cidades do Brasil. O Chega de Fiu Fiu reúne testemunhos de mulheres que sofreram algum tipo de violência ou tentativa de intimidação. Segundo o descritivo do projeto, a ferramenta é “uma tentativa de mapear os lugares mais incômodos e até perigosos para mulheres no Brasil”.
 
“Ninguém deveria ter medo de caminhar pelas ruas simplesmente por ser mulher. Mas, infelizmente, isso é algo que acontece todos os dias. Pouco se discute e quase nada se sabe sobre o tamanho e a natureza do problema. A Chega de Fiu Fiu foi criada para lutar contra o assédio sexual em locais públicos. Mas queremos aqui também lutar contra outros tipos de violência contra a mulher”, informou o site.
 
Aos poucos, testemunhos que vão desde assédio verbal até tentativas de estupro vão sendo compartilhados e sinalizados no mapa. “Tentativa de estupro no apartamento do indivíduo. Escapei usando a força e correndo”, disse uma das vítimas de São Paulo, relatando que o crime o ocorreu em 2011. Outra vítima, também na capital paulista, relatou que foi “encoxada” na estação Sé do Metrô, uma das mais movimentadas da capital.
 
Também no Metrô, uma vítima relata que foi abusada sexualmente no dia 5 de abril na Linha 3-Vermelha. “Dentro do trem lotado às sete da manhã, um homem ofegante abriu minha calça jeans. Distraída, senti cócegas na altura da virilha e pensei que fosse a corrente que usava pendurada na calça que estivesse me dando a sensação. Passei a mão e me assustei ao sentir que era a mão de outra pessoa. Afastei a mão dele, em choque. Ele tornou a colocá-la em mim, e eu tive que afastá-lo repetidamente até chegar na próxima estação, onde desci chorando. Entrei para as estatísticas do metrô, mas não conseguiram pegar o cara porque eu nem sequer consegui vê-lo direito”, contou.
 
A cidade de São Paulo é a que possui mais denúncias, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Na capital carioca, uma denúncia feita nesta terça-feira fala de funcionários de um restaurante em Botafogo que “passaram a tarde sentados na rua na frente do estabelecimento assediando mulheres”.

Fonte: Terra

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?