Mercado de SegurosNotícias

Chefe economista do BCE renuncia; bolsas e euro caem

O diretor econômico do Banco Central Europeu (BCE), Jürgen Stark, decidiu pedir demissão de seu cargo “por razões pessoais”, anunciou nesta sexta-feira o BCE em um comunicado.
Os rumores desta notícia fizeram as bolsas europeias despencar imediatamente: Frankfurt, Paris e Milan caíram mais de 3%.
Stark ocupava o cargo, um dos mais importantes do BCE, desde o dia 1º de junho de 2006. Seu mandato terminaria apenas no dia 31 de maio de 2014.
Nas últimas semanas, o diretor expressou suas dúvidas quanto ao programa de recompra dos títulos públicos iniciado pelo Instituto Monetário de Frankfurt para aliviar os países mais frágeis da zona do euro.
O BCE adotou esse programa a contragosto em maio de 2010 para socorrer a Grécia. Neste ano, o projeto ficou adormecido até o reinício das compras em agosto por causa do agravamento da crise da dívida que ameaça a Itália e a Espanha.
A saída de Stark, forte defensor da ortodoxia monetária na Zona Euro, “reflete a incerteza” do BCE, enquanto prevalecem as inquietações em relação ao problema da Grécia, afirmou Lothar Hessler, analista de mercados de capitais do HSBC Trinkaus.
Em fevereiro, o ex-presidente da Bundesbank Axel Weber também decidiu deixar o BCE por se opor a este programa de recompra de títulos.

Fonte: Jornal do Brasil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?