DiversosNotícias

Cerca de 95% das decisões de consumo são irracionais

O Clube dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Clubcor-MG) promoveu nesta terça-feira, em Belo Horizonte, o workshop “Neurofinanças: como as decisões automáticas afetam nosso resultado pessoal e profissional”. O palestrante foi o sócio-fundador e CFO da Rede Lojacorr, André Ogliari Duarte, segundo o qual agir de forma assertiva no campo das finanças é um desafio para muitas pessoas. “Cerca de 95% das nossas decisões de consumo são irracionais. O cérebro procura justificar o que decidimos inconscientemente. Alguma vez você já comprou algo e logo após ficou numa conversa interna explicando a você mesmo porque comprou isso, onde vai usar e porque merecia essa aquisição? Só por isso já começamos a entender que realmente há algo de irracional em nossas decisões de consumo”, explica.

Para alcançar o equilíbrio financeiro, o primeiro passo é entender a origem comportamento financeiro que está cristalizado em cada um de nós. “A nossa história de vida, estrutura familiar, a imposição da sociedade e as crenças podem influenciar em nossas decisões de consumo hoje”, afirma.

De acordo com o executivo, não há “receita de bolo” quando se trata de finanças pessoais. “É necessário mudar os hábitos, ter força de vontade, tomar decisões mais conscientes. Quem não constrói o futuro que deseja terá que aceitar o futuro que vier”, ensina.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?