Cenário positivo para o segmento de seguro agrícola
O setor agrícola tem proporcionado bons resultados para o mercado de seguros, que disponibiliza para o produtor rural diversos seguros que o protegem de danos que podem ocorrer na produção agrícola e até mesmo de fenômenos naturais. No último dia 19, o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes anunciou durante uma audiência pública que o seguro rural cobre em média 3% da produção agrícola, mas que esse ano a cobertura deve alcançar 10%.
A postura positiva do governo de fazer crescer o seguro agrícola no país faz com que as seguradoras animem-se em criar novas ações e produtos visando atrair novos clientes. A AGF Seguros, por exemplo, acaba de participar da XV Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira, a Fenasucro, que aconteceu entre os dias 18 e 21 deste mês, no Centro de Eventos Zanini, localizado na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo.
A companhia é a segunda colocada no ranking nacional de seguros rurais. Profissionais ligados à área de seguros agrícolas da companhia estiveram no estande da empresa para apresentar o portfólio de produtos que a seguradora oferece em agronegócios, especialmente o AGF Canavial, o AGF Equipamentos e o AGF Usinas de Açúcar, seguros desenvolvidos especialmente para atender o segmento sucroalcooleiro.
“Participar de uma feira como esta significa fazer parte de um ciclo em fase de grande expansão no Brasil. O setor sucroalcooleiro está em ascensão, com novas unidades em projeto e muitas outras já em construção, que deverão viabilizar o aumento da produção brasileira de álcool e seus produtos derivados, nos próximos quatro anos, em aproximadamente 50%. Com isso, as indústrias fornecedoras de equipamentos e insumos para as usinas vêm trabalhando a pleno vapor”, explica Luiz Carlos Meleiro, Superintendente de Agronegócios da AGF Seguros.
A AGF Seguros aposta neste setor há dois anos. Para tanto, disponibilizou um pacote de produtos que atende a esse mercado em todas as frentes. O seguro de Riscos de Engenharia cobre o projeto, a construção e a instalação das usinas de álcool. A matéria-prima, ou seja, a plantação de cana-de-açúcar, está protegida pelo AGF Canavial. Já o usineiro tem sua propriedade segurada contra os danos da natureza e quebra de máquinas, entre outros, com o AGF Usinas de Açúcar. Equipamentos agrícolas, tais como tratores, colheitadeiras e implementos utilizados no manejo da plantação e colheita são garantidos pelo AGF Equipamentos Agrícolas.
Fonte: Escola Nacional de Seguros