Cônsules querem relatos semanais sobre dengue no Rio
Representantes de 35 consulados participaram, nesta sexta-feira (18), da primeira reunião promovida pelo governo do estado com o corpo consular do Rio. Como o tema da primeira reunião foi a epidemia de dengue, eles ouviram explicações do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e tiraram dúvidas com relação à doença. A reunião foi realizada no Consulado de França, no Centro do Rio.
Participaram da reunião representantes dos consulados da França, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Argentina, Honduras, Guatemala, Panamá, Japão, Chile, Inglaterra e Venezuela, entre outros.
Ao final da reunião, os cônsules pediram para que a Secretaria faça relatórios semanais sobre a situação da doença no Rio, e eles possam informar os turistas e empresários que costumam visitar a cidade. O representante da Guatemala ressaltou a importância de se obter informações diretas, rápidas e confiáveis para que sejam repassadas para os estrangeiros.
O subsecretário de Relações Internacionais, embaixador Ernesto Rubarth, se comprometeu a entrar em contato com o Ministério da Saúde e o Itamaraty para que as informações sobre a epidemia sejam enviadas a todos os países com representação no Brasil.
O cônsul francês, Hugues Goisbault, considerou a reunião muito produtiva. Segundo ele, o corpo consular no Rio é bastante grande – cerca de 70 representações – e necessita de informação para seus países de origem. Segundo ele, o Rio é um importante destino turísticos e precisa cuidar da sua imagem.
“Receber essas informações diretamente dos secretários de estado é muito importante. Precisamos saber o que realmente está acontecendo para informar as pessoas dos nossos países. Alguns convidados também aproveitaram para tirar dúvidas sobre a doença”, disse Goisbault, lembrando que o site do Ministério da Saúde Francês, há cerca de um mês, recomenda uma série de cuidados e dá informações sobre a dengue para os viajantes que têm o Brasil como destino.
O diplomata ressaltou que, apesar da epidemia, o número de visitantes franceses no Rio não se alterou. Ele lembrou que na comunidade francesa que vive na cidade, com aproximadamente seis mil pessoas, somente duas contraíram dengue.
“Não temos notícia de nenhum turista francês que teve dengue. Quando nos procuram, recomendamos que usem repelentes. A doença não afastou os visitantes. Ao contrário, os vôos da Air France para o Rio nunca estiveram tão cheios”, disse o cônsul, acrescentando que o Rio recebe diariamente dois vôos vindos da França.
Fonte: G1