Mercado de SegurosNotícias

Campanhas orientam como fazer as deduções

Em cima da hora, em março e abril, mais pessoas recorrem às empresas de previdência privada para tirar dúvidas sobre os planos e os benefícios fiscais previstos no momento da declaração de ajuste do imposto de renda (IR). Para atender a demanda, as empresas reforçam as centrais de atendimento, disponibilizam guias de orientação e ainda estruturam sites específicos que tratam da declaração.
Na Bradesco Vida e Previdência, as perguntas mais frequentes envolvem os valores a declarar nos planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) ou Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), e em quais formulários (simplificado ou completo). Em janeiro e fevereiro de 2011, a central de atendimento da Bradesco Vida e Previdência recebeu 1678 ligações referentes a imposto de renda. Nos meses de março e abril de 2011, as chamadas relacionadas a IR totalizaram 4.514, aumento de 169%. Para dar conta da demanda, são usados vários canais de atendimento aos clientes: telefone, internet e mídias digitais.
A superintendente de Operações da Brasilprev, Yolanda Neves, explica que a inovação, em 2012 foi a inserção de uma página permanente no site da companhia. Anteriormente, eram preparados hotsites para a época da declaração do IR. Na atual página, que recebeu 7.590 visitas na primeira semana de março, o visitante encontra orientações para realizar a declaração do imposto de renda, como declarar resgates e benefícios, tabelas e limites, informe de rendimentos, simulador, jogo interativo, entre outros conteúdos.
Uma das principais dúvidas sempre é o cálculo do benefício fiscal previsto na modalidade PGBL, com dedução prevista de até 12% sobre a renda bruta anual tributável. Para ter direito à dedução, é preciso optar pela declaração completa do Imposto de Renda e fazer o aporte até o último dia útil de dezembro.
Na segunda semana de março, a Icatu Seguros lançou um hotsite para o público em geral. Segundo Fernanda Studart, gerente de marketing de relacionamento da Icatu Seguros, em 2011, a empresa comunicou 60 mil clientes sobre o conteúdo do hotsite. Desse total, 10% entraram no endereço online. E cada um dos internautas acessou cerca de três páginas.
Em abril de 2010, a Icatu Seguros fez uma pesquisa com os clientes que realizam aportes em PGBLs e preenchem a declaração completa do IR. Observou-se, naquele ano, que 61% dos clientes não aproveitaram a dedução prevista de até 12% sobre a renda bruta anual tributável. Os motivos podem ser a falta de recursos para os aportes no ano anterior ou falta de atenção na hora de fazer o planejamento tributário, afirma Fernanda.
O diretor executivo, responsável por Produtos de Investimentos e Previdência do Itaú, Osvaldo do Nascimento, informa que uma das principais dúvidas envolve a declaração simplificada ou completa, relacionada à dedução dos aportes feitos em PGBLs ou VGBLs. Às vezes, a pessoa não tem o produto adequado à necessidade dela, diz Osvaldo. A orientação, durante o período de entrega do IR, é feita por meio do site do banco, chats e pelo Itaú Investfone, explica o diretor executivo.
O superintendente de Produtos de Previdência do Santander, Richard Seegerer, explica que o banco aproveita os meses de março e abril – prazo de entrega do IR – para lembrar os clientes dos aportes e do benefício fiscal do PGBL no próximo ano. Voltamos a dizer que se fizerem os aportes, aproveitarão os 12% sobre a renda bruta anual tributável em 2013, afirma. O banco disponibiliza na internet um guia para declaração do imposto de renda.
A SulAmérica lançou a página Previdência sem bla bla bla, que, em fevereiro deste ano, registrou 78 mil acessos, dos quais seis mil relacionados com o assunto imposto de renda, diz a diretora técnica de Pessoas e Previdência da SulAmérica, Carolina de Molla. Alguns dos vídeos mais vistos da página tem como temas: tributação na previdência e PGBL versus VGBL.
Até o encerramento do prazo para a entrega da declaração de ajuste do Imposto de Renda, a Sul America mantém um plantão para a orientação dos clientes com dúvidas nos informes de rendimentos enviados, explica a diretora Carolina de Molla.

Fonte: Valor

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?