Brasil negocia reconhecer diploma médico de Portugal, diz Padilha
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (12), em audiência na Câmara dos Deputados, que Brasil e Portugal negociam um acordo para validação mútua de diplomas médicos. O objetivo seria fazer com que profissionais formados no país europeu possam atuar no Brasil sem ter de fazer prova para validar a formação universitária.A medida integra a estratégia do governo brasileiro de atrair médicos estrangeiros, proposta ainda em discussão no Executivo. Uma das estratégias principais é o reconhecimento mútuo de diploma, disse Padilha, na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo o ministro, o acordo foi discutido na última segunda (10), em reunião com o ministro da Saúde de Portugal, Paulo Macedo.
Anteriormente, a assessoria de imprensa da pasta havia informado que a intenção do ministério é manter a obrigatoriedade da validação do diploma para médicos estrangeiros. Para Padilha, a estratégia de atrair os profissionais estrangeiros para atuar no Brasil não pode ser um tabu. Ele reafirmou que o governo criará uma política para receber profissionais de saúde, sobretudo da Espanha e de Portugal, para atuar no interior e nas periferias de grandes cidades.
A população brasileira não pode esperar seis, oito, dez anos, para ter mais médicos, então uma das formas estudadas pelo Ministério da Saúde é fazer o que outros países do mundo fazem, que é atrair médicos estrangeiros. Não pode ser um tabu no nosso país uma política de atração de médicos estrangeiros, disse.
Fonte: G1